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Histórico eléctrico de Sintra retoma viagens em Abril

2 de dezembro de 2020

O icónico eléctrico de Sintra entrou em obras de reabilitação e manutenção. Até Abril está parado. A circulação foi suprimida desde ontem, 01 de Dezembro e e assim estará até ao final de Março de 2021.

O elétrico de Sintra, um dos ex-libris da região, surgiu em 1904 para preencher a necessidade de ligar a vila à Praia das Maçãs. Hoje funciona como um transporte turístico e continua a fazer a ligação entre a Vila e a Praia das Maçãs.

São quase 13 quilómetros de percurso sinuoso entre a serra e o mar, de uma viagem que dura cerca de 45 minutos e onde os passageiros podem usufruir de carruagens abertas ou fechadas. Em Abril, é de tomar de novo o velhinho eléctrico para as praia atlântica da Maçãs. Um passeio imperdível.

 

Um eléctrico com história

Segundo conta a autarquia de Sintra, “a ideia de ligar Sintra a Colares e, posteriormente, à Praia das Maçãs surgiu em 1886. Durante vários anos foram feitas sucessivas tentativas para a concretização deste projeto que fracassaram uma a uma”.

Só em Novembro de 1898 - adianta o o segundo município mais populoso do país - “foi dado um passo de gigante, quando a Câmara Municipal de Sintra concedeu a Nunes de Carvalho e Emídio Pinheiro Borges, pelo prazo de 99 anos, a concessão para construir e explorar um caminho de ferro a vapor entre Sintra e a Praia das Maçãs, mais tarde substituída pela tracção eléctrica”.

Depois disso, foi um percurso atribulado com a sucessão de empresas que acabaram na falência.

“A partir de 1953, os eléctricos passam a funcionar somente durante o Verão e, em 1955, é encerrado o troço Praia das Maçãs-Azenhas do Mar. Em 1958 o mesmo acontece ao troço entre a Vila Velha e a Estação de Sintra, devido ao alargamento da Volta do Duche e do incremento do tráfego automóvel nesta zona de Sintra.

Em 1974, o eléctrico parecia condenado. Há muito que só funcionava no Verão e nesse ano deixou mesmo de operar. Em de julho de 1975 é autorizada a substituição dos elévtricos por autocarros.

Apesar de todas as adversidades, - conta o sítio do município de Sintra, Património Mundial da Humanidade há 25 anos - “a vontade de colocar os eléctricos novamente nos carris não acabou e a 15 de Maio de 1980, foi oficialmente reiniciada a circulação dos eléctricos nesta linha mas, somente entre o Banzão e a praia”.

E adianta:

“Entre 1996/97 foi recuperado o troço entre a Ribeira e a Praia das Maçãs e a 30 de Outubro de 1997, a Ribeira viu novamente a chegada dos eléctricos. A 4 de Junho de 2004, precisamente no ano do seu centenário, os eléctricos chegam de novo a Sintra, mais propriamente até à zona da Estefânia.