
Seixal une esforços em mais uma corrida pelo hospital
A zona ribeirinha do Seixal volta a ser palco, no próximo Sábado, 19 de Julho, da Corrida e Caminhada pelo Hospital, uma iniciativa que pretende dar visibilidade à antiga reivindicação da construção do hospital público no concelho. O evento, com início marcado para as 19h00, junta vozes conhecidas e toda a comunidade numa manifestação popular de apoio à causa.
O Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal acolhe a meta e todos os que quiserem apoiar a causa. A organização está a cargo da Câmara Municipal do Seixal e do núcleo local do Sporting, com o apoio da Comissão de Utentes de Saúde e das juntas de freguesia.
O evento assume-se como mais um momento de mobilização cívica em torno da construção do hospital, para o qual o município já cedeu o terreno.
A reivindicação pela construção de um hospital no concelho do Seixal teve início em 2001, há mais de duas décadas. Nesse ano, foi assinado um protocolo entre o Governo e a Câmara Municipal do Seixal, reconhecendo a necessidade de uma nova unidade hospitalar para servir a população crescente da Margem Sul, especialmente nos concelhos de Seixal, Sesimbra e Almada.
Em 2009, o Governo do então primeiro-ministro José Sócraters anuncia que o hospital avançaria no quadro da Parceria Público-Privada (PPP). Mas o projecto foi sendo sucessivamente adiado ou retirado de prioridades governamentais, até que, em 2018, o Governo de António Costa volta a incluir a construção do hospital no Orçamento do Estado (OE), com a promessa de início para 2019. Isso não aconteceu mas, em 2020, chega a ser anunciado o lançamento do concurso para elaboração do projecto de execução. De então para cá, mantêm-se os protestos e atrasos, sem início efectivo da obra.
A luta da população do Seixal é considerada uma das mais longas batalhas cívicas por um equipamento público de saúde em Portugal