CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

Ramalhos

Ramalhos

Ramalhos

Ramalhos optou pelo charme e design e transformou a sua unidade industrial numa obra de arte

22 de agosto de 2022

A requalificação das instalações da empresa Ramalhos, uma das maiores construtoras mundiais de fornos industriais sediada no concelho de Águeda, resultou num projecto moderno e sofisticado pela mão do Espaço Objecto, Arquitetura & Design.

Este projecto tornou-se uma oportunidade para uma intervenção mais abrangente que incluiu, para além da alteração da imagem da fachada do corpo do showroom, a ampliação da área de administração/escritórios e a remodelação dos espaços do showroom e da formação. 

Ramalhos

O resultado final reflecte uma imagem exterior discreta mas rigorosa e coerente, onde se destaca o vidro serigrafado branco no revestimento das fachadas e a marcação dos perfis verticais que controlam a intensidade da luz natural nos espaços interiores e completam a volumetria da caixa do showroom. À noite, os panos de vidro transformam-se em caixas de luz branca onde os perfis verticais permitem filtrar a imagem do espaço interior dos escritórios e dos terraços. 

Ramalhos

O espaço do showroom inova-se e personaliza-se a partir da receção, com uma nova disposição dos fornos e com a introdução de painéis interativos, criando uma composição formal em perfeita sintonia com os efeitos de luz produzidos pelas aberturas superiores ao nível do terraços. 

Ramalhos

O espaço do showbaking torna-se um espaço de excelência para o encontro de profissionais do ramo no âmbito da formação e da apresentação de novos conceitos de fabrico, onde a pureza e a singularidade do espaço onde as pessoas assistem é inspirador e prevalecente.

Ramalhos

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Requalificação e Ampliação das Instalações da Ramalhos 

Atelier de Arquitectura: Espaço Objecto, Arquitetura & Design, Lda

Arquitecto responsável: António Figueiredo 

Website: https://www.ivotavares.net/arquitecto/Espaco-objecto/ 

Localização: Águeda, Portugal

Ano de conclusão da obra: 2020 

Área total construída e intervencionada (m2): 1850 

Fotógrafo: Ivo Tavares 

Studio Website: www.ivotavares.net

Ramalhos