Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Resul

Resul

Projecto português electrifica mais de 200 mil casas em África

27 de agosto de 2024

Um dos principais produtos da Resul, o Ready Board, já permitiu a electrificação de mais de 200 mil casas em Angola, Moçambique, Libéria, Tanzânia e também no Suriname.

A empresa portuguesa do sector da energia, que desenvolve, produz e implementa soluções de fornecimento para redes de distribuição, tem vindo a destacar-se pela implementação de soluções inovadoras para a eletrificação de áreas subdesenvolvidas de países africanos e da América do Sul.

O Ready Board é um dispositivo multifuncional que combina um contador eléctrico com protecção, tomadas e lâmpadas, proporcionando uma solução eficiente para áreas onde as habitações não possuem infraestruturas adequadas para a instalação de rede eléctrica. Este equipamento é especialmente relevante em regiões com condições de vida difíceis, onde a electrificação convencional é impraticável ou economicamente inviável.


Ready Board da Resul

"O sucesso do Ready Board é um testemunho do compromisso da Resul com a inovação e o desenvolvimento sustentável. Este projecto não só melhora significativamente as condições de vida das populações, mas também demonstra a capacidade das empresas portuguesas de desenvolver soluções que respondem a desafios complexos nos mercados internacionais. Estamos orgulhosos de contribuir para a inclusão energética, garantindo uma electrificação segura e acessível em diferentes contextos", explica Carlos Torres, Presidente do conselho de administração da Resul.

Ao longo das últimas quatro décadas, a Resul tem identificado as necessidades críticas de electrificação no continente africano e desenvolvido soluções que têm contribuído para a melhoria das condições de vida das populações locais. A experiência acumulada e o conhecimento aprofundado dos mercados dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) têm sido fundamentais para o sucesso das suas operações. Em 2023, as exportações representaram  mais da metade (51,3%) da faturação global da empresa, através de projetos variados em diversos países, com especial destaque para os PALOP e outros países em África. Os projectos de fornecimento de uma solução off-grid para electrificação de uma vila em Cabo Verde que não tinha energia e de isoladores poliméricos de alta tensão para a rede de transporte da Líbia são exemplos deste trabalho no mercado internacional.