CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

NARC - Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Projecto do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros premiado nos Inavation Awards 2023

7 de fevereiro de 2023

Os Inavation Awards 2023 acabam de atribuir à portuguesa Edigma o prémio de melhor projecto na categoria "Smart Building" pelo trabalho desenvolvido no NARC - Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros - enquanto empresa responsável pela coordenação e implementação da nova experiência museológica inteligente.

Esta é a categoria mais exigente pois coloca frente a frente os melhores dos melhores, ou seja, todos os finalistas de todas as categorias.

A cerimónia, destes prémios considerados como os "Óscares" do audiovisual e da interatividade, decorreu em Barcelona no Museu Nacional de Arte da Catalunha, onde foram mundialmente reconhecidos a excelência no design, integração e gestão AV da remodelação do NARC.

Localizado no subsolo da baixa de Lisboa, o NARC conecta 2.500 anos de história e vestígios de uma cidade que foi preenchida de vida ininterruptamente proporcionando uma experiência de visita imersiva.


NARC - Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

"Este é um reconhecimento que nos honra, de um projecto sustentado numa narrativa expositiva diferenciadora, com recurso a soluções tecnológicas, que se traduzem numa experiência imersiva e envolvente na história de Lisboa. Conseguir vencer este prémio é demonstrativo que, apesar de estarmos a competir entre os melhores do mundo, possuímos argumentos e conhecimento para incorporar continuamente nos projetos dos nossos clientes soluções inovadoras, respeitando a premissa da empresa de construir experiências para pessoas", afirma Miguel Oliveira, CEO da Edigma.

António Monteiro, Presidente da Fundação Millennium bcp, afirma: "O investimento que esta excepcional renovação do NARC constituiu insere-se na preocupação permanente do Millennium bcp de valorizar o património histórico e cultural do nosso paí­s como fator essencial para o desenvolvimento de Portugal".

Recorde-se que a empresa tem estado consecutivamente entre os melhores do Mundo no sector, quer ao marcar presença de forma consistente entre os finalistas com nomeações nos anos 2018, 2019, 2020 e 2021, quer a conquistar o prémio por três vezes, em 2016 com o projecto de retalho mais inovador e em 2010 e 2011 sendo galardoada com o prémio de projectos de Digital Signage mais inovadores.