
Foto IP
Primeiro Mapa Ibérico de Ecopistas liga Portugal e Espanha
Portugal e Espanha apresentaram o primeiro Mapa Ibérico de Ecopistas e Vias Verdes, que identifica percursos de mobilidade sustentável resultantes da requalificação de antigas linhas e canais ferroviários desactivados. O projecto é desenvolvido em parceria pela Infraestruturas de Portugal (IP) e pela Fundación de los Ferrocarriles Españoles (FFE).
A apresentação decorreu em Santiago de Compostela, no âmbito do 21.º Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, organizado pela Coordinadora en Defensa de la Bici (ConBici) e pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB). O evento reuniu mais de 180 participantes e 78 comunicações validadas por uma comissão científica.
A IP esteve representada por Paulo Rodrigues, gestor do Plano Nacional de Ecopistas, que apresentou a comunicação “O Papel das Ecopistas na Promoção do Cicloturismo”. O congresso abordou temas como infraestruturas cicláveis, transporte de bicicleta para as escolas, cicloturismo, regulamentação, investigação, intermodalidade e sistemas públicos de bicicletas.
A iniciativa pretende promover a utilização da bicicleta como meio de transporte não motorizado e incentivar o seu uso quotidiano e de lazer, com especial enfoque no desenvolvimento urbano de cidades de média e pequena dimensão.