CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Primeira janela minimalista totalmente fabricada em fibra de vidro

27 de fevereiro de 2024

A BOAVISTA Windows, empresa portuguesa especializada em janelas em fibra de vidro – conhecidas pela durabilidade e menor pegada carbónica – levantou um investimento de 1,5 milhões de euros para escalar a produção e consolidar a vertente exportadora do negócio.

Para Francisco Pereira Branco, CEO da BOAVISTA, “este investimento vai permitir acelerar o nosso crescimento e aumentar a presença em mercados que consideramos estratégicos para o nosso crescimento internacional. É essencial diminuirmos a pegada de carbono dos edifícios durante todas as suas fases de vida. E torna-se fundamental conciliar a performance ambiental dos sistemas com um design que vá de encontro às solicitações dos projectos, cada vez mais focados na sustentabilidade dos edifícios” - sublinha.

O também fundador da empresa nacional destaca que as alterações climáticas são reais e todos precisamos de fazer a nossa parte. “Sustentabilidade não é só eficiência. Só a categoria de “Edifícios” representou em 2020 em todo o mundo 2,98 mil milhões de toneladas de CO2 emitido para a atmosfera, sendo, por exemplo, a 3ª categoria com mais emissões na Europa. Torna-se urgente trazer esse tema para as decisões do dia a dia.”




A ronda de investimento foi liderada pela Insight Venture, tendo sido co-investidor o Banco Português de Fomento. Para Mónica Mendonça, CEO da Insight Venture, “a Boavista é uma empresa que nos atraiu desde a primeira apresentação. Desenvolvem produtos com reduzida pegada ecológica, promovendo a diminuição das emissões de carbono dos edifícios, uma das maiores fontes de CO2 para a atmosfera”. Quanto ao futuro, acrescenta que “para completar esta ronda de investimento a Boavista atingiu vários milestones de performance e tem já tem vendas em quatro mercados para além do mercado nacional, o que acreditamos que é possível consolidar e aumentar”.

Com a aposta na duplicação da área de produção e no crescimento da equipa técnico-comercial, o investimento permitirá escalar as vendas da Infinnito – a primeira janela minimalista totalmente fabricada em fibra de vidro, que alia a componente ambiental à durabilidade e funcionalidade e a um design vanguardista.

A mudança é real e concreta, adianta a empresa em comunicado: “nos últimos anos as mais de 1500 janelas instaladas pela BOAVISTA permitiram reduzir mais de 700 toneladas de CO2 da atmosfera quando comparadas com as alternativas fabricadas em materiais convencionais”.

Os objectivos da empresa passam por, até 2027, ultrapassar os 50.000m2 de janelas instaladas, com uma redução superior a 5000 toneladas de CO2 emitidos para a atmosfera.

O objectivo é claro: fazer crescer este valor exponencialmente e, como se diz na nossa equipa, “mudar o mundo, uma janela de cada vez”.


Francisco Branco, CEO da empresa


Sobre a empresa

Fundada em 2011, a BOAVISTA Windows é uma marca de sistemas avançados de caixilharia em fibra de vidro, tendo sido pioneira na Europa na utilização desse material. Nascida na zona histórica do Porto, os primeiros anos foram totalmente dedicados à Investigação e Desenvolvimento da sua gama de produtos.

Com Portugal a representar actualmente o seu maior mercado, a marca tem já diversos projectos instalados em mercados como Reino Unido, Alemanha, Espanha e Dubai, sendo a Europa o principal foco para o crescimento a curto prazo.