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Foto CRRC - Cortesia CLBrief

Imagem das novas composições - Metro do Porto

Primeira composição do Metro do Porto "made in China" a caminho de Portugal

18 de outubro de 2022

Imagem das novas composições - Metro do Porto

A primeiro das 18 novas composições encomendados pelo Metro do Porto à empresa estatal chinesa CRRC Tangshan “já está a caminho de Portugal, no que é considerado o primeiro projecto de metro urbano da China exportado para a União Europeia” – informa a newsletter CLBrief.

“Com quatro carruagens, capacidade para 334 passageiros e uma velocidade máxima de 80 quilómetros por hora, o comboio deixou a linha de produção no final de Julho e foi desde então testado na cidade de Tangshan, no nordeste da província chinesa de Hebei, antes de embarcar para Portugal” – refere a publicação dedicada às relações entre a China e o Mundo Lusófono.

O fabricante estatal chinês assinou em Janeiro de 2020 o contrato com o Metro do Porto no montante de 49,6 milhões de euros e que inclui serviços de manutenção por cinco anos.



As 18 composições vão servir as duas linhas em construção (o prolongamento da Linha Amarela e a Linha Rosa, para acrescentar seis quilómetros e sete estações à rede do Metro do Porto, num investimento global de cerca de 300 milhões de euros.

A frota da Metro do Porto, que opera em sete municípios da área metropolitana da segunda maior cidade de Portugal com uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, é actualmente composta por 102 viaturas: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-Train.

Fundada em 1881, a CRRC Tangshan é apontada como a maior fabricante mundial de material circulante ferroviário, tem sede em Pequim e emprega mais de 180.000 trabalhadores, segundo dados oficiais.




Novas composições com novas cores

As 18 composições que agora começam a ser entregues pelo fabricante chinês têm uma predominância do cinzento e linhas de grande dinamismo e modernidade. “A definição plástica e cromática dos 18 novos veículos da frota, com os tons mais neutros a tomarem o lugar principal, resultou de um estudo aprofundado. Uma equipa pluridisciplinar da Metro do Porto, integrando arquitectos, especialistas em material circulante, design e operação, trabalhou intensamente ao longo de meses em conjunto com fabricante CRRC e alguns consultores externos no desenvolvimento do design exterior e interior do novo veiculo.

Os novos veículos têm sensivelmente os mesmos 35 metros que os actuais em circulação, mas são providos de sete portas e uma disposição do interior de grande acessibilidade, favorecendo a fluidez e a facilidade de entrada e saída de passageiros.