CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Amro-Estudiantes

Portugueses da Heed Capital adquirem novo projecto para residência de estudantes

13 de fevereiro de 2023

A parceria ibérica formada por Heed Capital ("Heed"), IP Investment Management ("IPIM"), e Amro Partners ("Amro") adquiriu um novo projecto de residência para estudantes em Valência, em Espanha, no valor de 30 milhões de euros.

O projecto vai oferecer 221 novas camas para estudantes num terreno de cerca de 2.000 metros quadrados nos arredores do centro da cidade, na recém-recriada Avenida del Puerto, uma grande avenida a uma curta distância a pé de cinco universidades: Universidade Europea de Valência, Universidade de Valência, Universidade Politécnica de Valência, Universidade Católica de Valência e Universidade Internacional de Valência.

Com instalações amplas, modernas e compartilhadas, incluindo piscina, ginásio, terraço, espaços verdes, cantina e salas de estudo, o empreendimento pretende obter as credenciais máximas ESG, incluindo as certificações Outstanding, Fitwel 3*, e WiredScore platinum da BREEAM. Adicionalmente, seguindo a garantia NZC2025 da Amro, o projeto procurará obter o estatuto Passivhaus, tornando-o um dos novos edifícios mais sustentáveis em Espanha, e na Europa continental, após a sua conclusão no início de 2026. A cidade de Valência é um mercado de primeira linha em Espanha, sendo o terceiro destino universitário mais popular do país com fortes fundamentos nos mercados subjacentes. Durante o ano letivo de 2021/22, a população total de estudantes foi superior a 103.000 estudantes, sendo os estudantes internacionais responsáveis por aproximadamente 12% do total.

Além disso, Valência registou o maior crescimento de matrículas de estudantes YoY de todas as províncias, com 2,9%. De acordo com o Relatório de Alojamento Estudantil da JLL publicado em Novembro de 2022, Valência é a cidade com o menor número de residências de estudantes e com o maior desajuste entre oferta e procura em todo o mercado espanhol, com uma proporção estimada de 28:1 de estudantes com necessidade de alojamento, tornando-a no local ideal para o décimo primeiro projeto de residências de estudantes da Amro desde o seu lançamento na Península Ibérica em 2018.

Valência será o segundo projecto de residências estudantis Ibérico da IPIM desde que a empresa se expandiu para a Europa continental, após o lançamento bem sucedido do seu fundo Iberian Student Living em 2021, um fundo incorporado em Portugal gerido pela Heed Capital.

Além disso, em dezembro de 2022, Heed, Amro e IPIM fecharam um financiamento de 7,5 milhões de euros com a Alteralia Real Estate Debt, um fundo gerido pela Alantra, para financiar o desenvolvimento do seu projeto de residência de estudantes no Porto. Este projeto está previsto ser inaugurado em janeiro de 2024, a tempo do início do segundo semestre do ano letivo 2023/24 e as 151 camas com certificação “BREEAM Outstanding” - serão operadas sob a marca Amro Estudiantes.

O capital de investimento é proveniente da joint venture de dois fundos paralelos - o Iberian Student Living (SF-1) domiciliado em Singapura e o Iberian Student Living – FCR domiciliado em Portugal. Todos os investidores do fundo ISL FCR têm potencial para se qualificarem para a cidadania da UE através do programa Golden Visa de Portugal.  Os Fundos são geridos e aconselhados pela IPIM como gestor de investimento, enquanto a Amro Partners é o gestor de transações e desenvolvimento nomeado com a sua afiliada, Amro Estudiantes como operador exclusivo de residências de estudantes.

Para Joaquim Luiz Gomes, Fundador e Diretor Geral da Heed Capital, "a atractividade do mercado valenciano, juntamente com as características do terreno recém-adquirido, permitiu-nos cumprir os nossos rigorosos critérios de investimento. A capacidade da nossa parceria que abrange dois continentes para completar esta aquisição e para impulsionar o desenvolvimento do Porto, faz-nos ter a confiança de poder alcançar resultados ainda melhores no futuro".

Raj Kotecha, co-fundador e CEO da Amro Partners partilhou: “Estamos muito satisfeitos em realizar a nossa terceira transação com a IPIM. Esta é a primeira de várias aquisições que esperamos anunciar nos próximos meses, à medida que aumentamos a nossa presença no sector europeu de residências de estudantes. O mercado ibérico de residências de estudantes continua estruturalmente insuficiente e, apesar das condições desafiadoras do mercado, continuamos a ver oportunidades de investimento atraentes em cidades como Valência, onde a procura é forte e crescente”.

Já Selina Williams, Diretora Executiva da IPIM, acrescenta, "estamos entusiasmados por termos adquirido o terreno em Valência, pois é uma oportunidade única para nos expandirmos para o mercado de primeira linha espanhol de residências de estudantes, no qual temos uma forte convicção. A localização privilegiada do projecto e o design proposto irão acrescentar um projecto premium de residência de estudantes à nossa crescente carteira de activos ibéricos. Continuamos a ver oportunidades no sector tanto em Espanha como em Portugal e esperamos que esta seja a primeira de várias aquisições em 2023".