
Imagem MIDA Milano
Portugal em destaque na MIDO 2026 com dois prémios internacionais de excelência em óptica
Portugal esteve em evidência na edição de 2026 da MIDO Milano, a mais importante feira mundial dedicada à óptica e ao eyewear, ao conquistar dois dos principais prémios atribuídos no certame, afirmando a criatividade e a inovação nacionais no panorama internacional do sector.
A André Ópticas Chiado venceu o Best Store Award – categoria Design, a distinção mais relevante na área do retalho óptico a nível global. O prémio foi atribuído entre cerca de 780 candidaturas provenientes de todo o mundo e reconhece conceitos de loja que se destacam pela qualidade arquitectónica, identidade própria e experiência oferecida ao cliente. Inaugurada em 2023, a loja lisboeta, em pleno Chiado, destacou-se pelo seu conceito autoral e pela abordagem sensorial ao espaço, num projecto de arquitectura assinado pelo Atelier Astolfi, com execução da Huitre, que cruza tradição e contemporaneidade.
Também a Optocentro, com lojas em Lisboa e no Porto, foi distinguida na MIDO 2026 com o prémio de Melhor Inovação em Loja, reconhecimento atribuído a projetos que se diferenciam pela integração tecnológica, visão de futuro, inovação no serviço e valorização da experiência do cliente.
A dupla distinção coloca Portugal entre os grandes vencedores da MIDO 2026 e reforça o posicionamento do país como um polo relevante de criatividade, design e inovação no sector da ótica. Criada em 1970, a MIDO Milano é considerada o principal barómetro global da indústria, reunindo anualmente milhares de expositores e dezenas de milhares de profissionais de mais de 150 países, e funcionando como plataforma de tendências, tecnologia e novos conceitos de retalho.
















