Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Porto vai ter um novo hotel nos terrenos do antigo Colégio Almeida Garrett

Imagem Google Street View

Porto vai ter um novo hotel nos terrenos do antigo Colégio Almeida Garrett

21 de novembro de 2023

O antigo Colégio Almeida Garrett, entre a Praça Coronel Pacheco e a rua do Mirante, nas últimas décadas ocupado pelos serviços da Universidade do Porto, vai dar lugar a um hotel de 4 estrelas, com 190 quartos. O edifício encontra-se já em fase de demolição, seis anos após o edifício ser vendido pela Universidade do Porto à empresa Real Douro. No terreno com uma área total de 8.520 metros vai nascer um novo hotel de 4 estrelas. Em resposta ao Porto Canal, a Câmara Municipal do Porto esclareceu que “a operação urbanística em apreço reporta-se à demolição, alteração e ampliação de um conjunto de seis edificações existentes, promovendo ainda alterações significativas nos arranjos exteriores”.

O promotor da obra é a empresa Porto Praça Coronel Pacheco, Unipessoal Lda., com sede na rua Castilho, em Lisboa, e está ligada à imobiliária francesa Legendre Immobilier e ao empresário Jean-Baptiste Guy Henri Martin.



Porto tem 98 hotéis em fase de licenciamento

Em Portugal, o grupo tem vários projectos em curso, entre eles, o projecto 'Parque Atlântico', um projecto imobiliário de 43 habitações de luxo em co-promoção e coconstrução com o gabinete de arquitectura Arqsize, entre Carcavelos e Parede e o Antas Build, um projecto residencial das Antas, na cidade do Porto, promovido pelo consórcio Luso-Francês, Tecnibuild / Legendre.

De referir que em 2020, a agência Lusa avançou que a Qbic Hotels International Management apresentou um Pedido de Informação Prévia (PIP) “para instalação de uma unidade hoteleira com três estrelas com 240 quartos e habitação no edifício a reabilitar na frente urbana da travessa de Cedofeita, com oito fogos de tipologia T0”. Mas já antes, em 2018, tinha sido anunciado que o edifício seria transformado num edifício de habitação composto por estúdios destinados a jovens e a estudantes. O edifício foi alienado pela Universidade do Porto em hasta pública no ano de 2017, tendo, na altura, ficado o imóvel na posse da Real Douro, Promoção e Gestão Imobiliária por 6,1 milhões de euros.

O Porto tem 98 hotéis em fase de licenciamento, segundo dados do primeiro semestre de 2023 da Direcção Municipal de Desenvolvimento Urbano da Câmara Municipal do Porto.