CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Imagem Google Street View

Porto renova edifícios em centro histórico

10 de novembro de 2023

O Município do Porto vai intervencionar um conjunto de edifícios localizados na Rua Francisco Rocha Soares, “numa obra que permitirá dotar o Centro Histórico da cidade com sete novas casas com condições ajustadas às exigências da actualidade” - refere a autarquia.

A empreitada implica um investimento, a fundo perdido, de cerca de 1,3 milhões de euros, realizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mais concretamente ao abrigo do programa 1.º Direito e da assinatura de um acordo de comparticipação entre o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e o Município, estando a sua execução a cargo da Porto Vivo, SRU.

A reabilitação vai permitir renovar completamente um conjunto de habitações, cuja construção original data de 1891. A estrutura edificada ainda existente encontra-se em elevado estado de degradação e sem condições de habitabilidade.

Com uma área bruta de construção estimada em 600 m2, a renovação deste conjunto contempla, entre outros aspectos, trabalhos que incidem no melhoramento da área descoberta e no reforço estrutural da maioria do edificado.

“A conclusão da obra, prevista para 2026, vai permitir o aumento da oferta de arrendamento acessível na cidade do Porto e, simultaneamente, possibilitar a requalificação de uma área emblemática junto à Muralha Fernandina” - refere a Câmara portuense.