CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem cortesia Porto.pt - DR

Porto: Assembleia Municipal aprova aquisição da ilha dos Moinhos

20 de fevereiro de 2024

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, a aquisição da ilha dos Moinhos, na zona das Fontainhas, por cerca de 900 mil euros, e que dará futuramente lugar ao Parque das Fontainhas.

A aquisição das 32 edificações, algumas das quais em ruínas, por 900 mil euros – valor proposto pelos proprietários e aceite pelo município – foi aprovada por todas as forças politicas durante uma sessão que decorreu na segunda-feira à noite.

Aos deputados municipais, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, esclareceu que apesar do Plano Director Municipal (PDM) determinar que apenas uma parte do terreno é área verde, o município vai considerar todo aquele território como não edificado.

Rui Moreira assegurou não existirem, até ao momento, reclamações dos moradores que foram realojados em habitações municipais na sequências das enxurradas de 2023 e disse acreditar que será encontrada, em breve, uma solução para o morador que vive no bairro.

Já quanto ao trabalho do município, Rui Moreira adiantou que estão a ser desenvolvidos estudos hidrológicos.


Futuro Parque das Fontainhas/Carquejeiras

O bairro dos Moinhos foi fortemente atingido pelas enxurradas que, em 07 de Janeiro de 2023, afectaram a cidade do Porto. O bairro viria a ser novamente afectado em meados de outubro, com o mau tempo a fazer estragos e obrigar uma das 18 famílias que lá permanecia a abandonar a sua casa.

Esta foi a primeira família a mudar-se para uma habitação municipal, processo que só ficou concluído em meados de dezembro. Dos 18 agregados, mudaram-se 16, tendo um agregado prescindido de habitação. Só um morador vive actualmente no bairro dos Moinhos.

A aquisição da ilha é justificada com a necessidade de "proceder à adaptação e aumento da resiliência da ribeira do Poço das Patas, através de medidas de estabilização da infraestrutura e de dissipação de energia".

Com uma extensão total de 6,1 quilómetros, a ribeira do Poço das Patas foi entubada quase na totalidade no final do século XIX, sendo que apenas 100 metros estão a céu aberto.

Além da reconfiguração da ribeira do Poço das Patas, a aquisição é justificada pela intenção de "adquirir área necessária para a implementação do futuro Parque das Fontainhas/Carquejeiras".

Lusa/DI