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Ponte pensil destruída em 1935 - imagem famalicaoid.org

Ponte ciclo pedonal Famalicão-Trofa ganha forma

2 de novembro de 2023

Os autarcas de Vila Nova de Famalicão e Trofa assinaram esta segunda-feira, 30 de Outubro, um protocolo que permitirá aos dois municípios avançar com a elaboração do projecto para uma nova ponte ciclo pedonal sobre o Rio Ave, que ligará os dois concelhos e recriará a antiga Ponte Pênsil demolida em 1935.

Mário Passos (PSD) e Sérgio Humberto (PSD) assinaram o acordo que juntará os dois municípios como entidades adjudicantes com vista ao lançamento dos procedimentos pré-contratuais para a contratação dos serviços inerentes à caracterização do local de intervenção – estudos, ensaios, sondagens e levantamentos, como são disso exemplo os ensaios aerodinâmicos e dinâmicos e o estudo hidrológico e hidráulico – e à elaboração do projecto de execução da nova ponte - refere um comunicado daquelas duas autarquias, uma pertencente ao distrito do Porto (Trofa) e a outra ao distrito de Braga (Vila Nova de Famalicão) .


Imagem Freguesia de Ribeirão


A futura ponte deverá recriar a antiga Ponte Pênsil que até janeiro de 1935 garantia a ligação entre os dois concelhos e que, em tempos, foi a principal travessia entre o Minho e o Douro.

O autarca famalicense, Mário Passos considera que esta nova ligação pedonal e ciclável entre Famalicão e Trofa vem reforçar “a relação socioeconómica existente entre os dois concelhos”, falando mesmo num “grande atrativo para a promoção dos dois municípios”.

“A Ponte Pênsil da Barca da Trofa era uma estrutura, entretanto demolida em 1935, que ligava Ribeirão (Vila Nova de Famalicão) e São Martinho do Bougado (Trofa), assegurando a travessia do rio Ave. Inaugurada em 1858, veio substituir uma barca outrora existente a montante, conhecida por barca da trofa. A sua construção, da responsabilidade da Companhia de Viação Portuense, é obra dos engenheiros Belchior Sousa Garcez e Sebastião Lopes Calheiros. Estava suspensa sobre o rio por cordões aramados presos e cabos de suspensão, que tinham nos seus extremos dois enormes pegões de granito e as casas dos portageiros. Foi demolida, por não reunir as condições de segurança e por ser demasiado exígua, sendo que no seu lugar viria a ser construída a atual ponte de cimento armado, melhor preparada para o tráfego intenso”. In FamalicaoID.org