CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem de edmondlafoto por Pixabay

Paris: mercado residencial apresenta quebra de vendas de 22% no 1.º trimestre

1 de junho de 2023

A venda de moradias e apartamentos cairam substancialmente nos três primeiros meses do ano. E até Julho de 2023, os preços dos imóveis em Paris deverão baixar 5%. A informação foi prestada pelos notários da Grande Paris na sua conferência trimestral. Refira-se que os notários e as escrituras feitas em cartório constituem em França o mais reputado indicador do mercado e dos profissionais do sector.

As vendas estão a contrair-se cada vez mais na região parisiense: -22% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com os primeiros três meses do ano passado, segundo os notários.

Os empréstimos são cada vez mais difíceis de obter, o que obriga os compradores a adiar ou a abandonar os seus projectos imobiliários, ou a reduzir a sua dimensão (em termos de superfície, de deslocação para fora da cidade, etc.).


Imagem de Alex por Pixabay


A quebra das vendas não é ainda, no entanto, suficientemente alarmente para conduzir a uma quebra generalizada dos preços. É certo que os preços dos imóveis na região parisiense estão a baixar, mas não o suficiente para evitar a paragem do mercado. A descida é de -5% (para 6.490 euros por m²) para os apartamentos da região parisiense e de -3,2% para as moradias, segundo as previsões dos notários para Julho de 2023. Segundo o Figaro Immobilier, é  a primeira vez desde 2015 que o preço das moradias desce em Paris. Podendo a marca simbólica dos 10.000 euros/m² de médiana ser invertida. “Em Julho próximo, o preço do metro quadrado deverá ser de 10.090 euros, segundo os notários. Este valor regista uma descida de mais de 5%. Se esta tendência decrescente se mantiver, os preços parisienses deverão descer rapidamente abaixo dos 10.000 euros por m²” - refere a publicação especializada francesa.