CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Panattoni Park Lisbon-City vai nascer nos terrenos da antiga Covina

30 de janeiro de 2024

A Panattoni, o principal promotor imobiliário logístico-industrial na Europa, acaba de anunciar o seu primeiro projecto de desenvolvimento em Lisboa, Portugal, onde a empresa entrou em 2022 após a aquisição de 150.000 metros quadrados de terreno em Campo Valongo, distrito do Porto, cuja primeira fase de 27.000 metros quadrados deverá ser concluída até o segundo semestre de 2024.

O Panattoni Park Lisbon-City, que se torna o segundo parque logístico da empresa em Portugal, é resultado da aquisição de um terreno com 137.160 metros quadrados localizado em Loures (Área Metropolitana de Lisboa), da multinacional Saint-Gobain, e sob o apoio legal da Abreu Advogados, com o sócio responsável, Pedro Pais de Almeida. Tanto o terreno quanto a infraestrutura existente, conhecida como Covina, onde a fábrica de vidro prosperou por décadas antes de ser adquirida pela Saint-Gobain.

"Estamos orgulhosos em anunciar a nossa expansão no mercado português. Portugal oferece excelentes condições para investir no nosso sector e crescer de mãos dadas com empresas locais e internacionais que operam neste país. O Panattoni Park Lisbon City é a demonstração de um claro compromisso em continuar a crescer nos diferentes mercados da Península Ibérica, com um forte foco em Portugal nos últimos anos," afirma Gustavo Cardozo, Director-Geral da Panattoni para Espanha e Portugal.


Quatro armazéns logísticos

O novo 'Panattoni Park Lisbon City' será composto por edifícios logísticos modernos, eficientes e sustentáveis, a preços de arrendamento muito competitivos, fornecendo soluções abrangentes para o sector industrial ou logístico na parte ocidental da Península Ibérica.

Com uma área total de 85.000 metros quadrados de superfície locável, o complexo será capaz de acomodar quatro armazéns logísticos, sendo um deles uma instalação de ´cross-dock´ para um único inquilino. Além disso, os edifícios logísticos serão suficientemente flexíveis para acomodar vários inquilinos em unidades menores a partir de 5.400 metros quadrados (com 10 cais de carga e descarga para cada unidade).

O parque logístico terá uma área de escritórios total de 5.000 metros quadrados e 122 cais de carga e descarga, distribuídos pelos quatro edifícios, enquanto os armazéns terão um pé direito de 10,5 metros, classificação de risco de incêndio 2, aspersores e uma sobrecarga no pavimento de 6 toneladas por metro quadrado. Também terá uma área de estacionamento para carros e furgões em cada um dos quatro armazéns, carregadores para veículos elétricos e capacidade para mais de 300 veículos. Além disso, haverá uma área de estacionamento para bicicletas em cada armazém.

Em conformidade com a estratégia de sustentabilidade 'Go Earthwise with Panattoni', o projecto terá a certificação de construção sustentável BREEAM 'Excellent', que garante o cumprimento dos mais elevados padrões de sustentabilidade. 


Especificações Técnicas:

- Armazém 1: 29.142 metros quadrados de superfície locável (até 3 inquilinos)

- Armazém 2: 18.119 metros quadrados de superfície locável (até 2 inquilinos)

- Armazém 3: 27.390 metros quadrados de superfície locável (até 4 inquilinos)

- Cruzamento 4: 8.859 metros quadrados de superfície locável (único inquilino)

O desenvolvimento será dividido em duas fases envolvendo nova construção e reabilitação de instalações existentes; “a primeira fase estará pronta até o terceiro trimestre de 2025 e a segunda fase será construída imediatamente em seguida” - refere a empresa.