CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Palheta

Palheta: O novo projecto do Alentejo que pretende colocar Redondo no mapa do turismo europeu

12 de abril de 2024

Num investimento de 110 milhões de euros, financiado pelo Global Real Estate Fund e gerido pela empresa financeira Arbra Partners Ltd, fundada pelo brasileiro Lucas Bitencourt, em 2022, vai nascer no concelho de Redondo (Évora), o empreendimento Palheta.

A Herdade da Palheta contará com um hotel de 5 estrelas com 60 quartos, 35 villas e 20 casas de campo. O hotel oferecerá uma gama de instalações que respeitam o modo de vida historicamente modesto e rural, proporcionando simultaneamente as mais sofisticadas experiências de lazer, bem-estar e gastronomia. Também albergará um clube de vinhos numa adega centenária - marca do rico legado enológico da propriedade. As suas vinhas estendem-se por 25 hectares e, em plena produção, produzirão cerca de 75.000 garrafas de vinho tinto e 50.000 garrafas de vinho branco, a partir de uma mistura de castas típicas do Alentejo. As moradias e casas de campo da propriedade serão colocadas à venda e serão totalmente servidas pelo hotel, tendo acesso a todas as comodidades oferecidas na propriedade, juntamente com um conjunto de benefícios exclusivos. As propriedades variam em tamanho e todas terão piscinas privadas e generosos jardins individuais. Espera-se que a Palheta atraia hóspedes internacionais, proprietários e a comunidade local.


O projecto tem abertura marcada para 2028

John Pawson dedicou mais de quarenta anos a desenvolver uma arquitectura rigorosamente simples, focada nos fundamentos de cada projecto, mantendo um carácter monástico. O seu trabalho abrange uma vasta gama de escalas e tipologias, desde casas particulares, galerias, museus e edifícios religiosos a hotéis, cenários de ballet e interiores de iates. Este será, até à data, o seu maior projeto em Portugal. A filosofia de design do arquiteto - marcada por uma procura incessante da qualidade essencial, da luz, da proporção e da clareza do espaço - alinha-se perfeitamente com a missão da Palheta de criar um refúgio tranquilo, que respeita a paisagem natural e o património cultural dos seus arredores. A Palheta promete aos seus hóspedes um retiro da azáfama da vida moderna, oferecendo um espaço para a atenção plena, o bem-estar e a criatividade. A propriedade envolverá os hóspedes e os proprietários numa serenidade centrada na natureza, na simplicidade e na modéstia refinada.


John Pawson photo by Gilbert McCarragher

"As formas são a essência da arquitetura, mas nada transcende a primazia do lugar e da atmosfera. A paisagem de Palheta é de uma beleza extraordinária, abrangendo vinhas e montado e azinho, o acidentado contraposto pelo ondulado. Poderia passar uma eternidade aqui, simplesmente a observar a forma como o carácter da luz muda, de acordo com a hora do dia e a estação do ano. Estou ansioso por desempenhar o meu papel na criação de um ambiente muito especial, onde as pessoas virão para desfrutar de uma oferta única de tranquilidade, cultura e hospitalidade", refere o arquitecto John Pawson. 

O projecto é um dos maiores investimentos de sempre no sector hoteleiro em Portugal e está a ser desenvolvido por Lucas e Philippe Bitencourt, que têm mais de vinte anos de experiência na área da hotelaria e serviços premium.

Lucas Bitencourt, fundador e promotor da Palheta, afirmou: "A nossa colaboração com John Pawson é uma escolha deliberada para criar um marco que eleve a riqueza natural e cultural do Alentejo através da excelência arquitectónica. A Palheta é mais do que um destino, é uma viagem em direção a uma forma de vida mais lenta e ponderada." Sob a orientação especializada de Pawson, a Palheta irá realçar a beleza inerente dos seus arredores, criando uma mistura harmoniosa de espaços abertos e íntimos, onde o natural e o artesanal coexistem sem problemas, promovendo a atenção e a reflexão. Estes espaços cuidadosamente concebidos irão espelhar o legado monástico da propriedade, ao mesmo tempo que honram algumas das tradições arquitectónicas da região.

Arte e cultura presentes na Palheta

A arte e a cultura vão desempenhar um papel fundamental na vida da propriedade, com a criação de um novo anfiteatro ao ar livre, um pavilhão de arte, estúdios e residências de artistas. Estes foram concebidos para promover uma comunidade criativa, proporcionando um espaço para os artistas permanecerem, trabalharem e exporem as suas criações promovendo uma curadoria sazonal de exibições e eventos A propriedade também albergará um centro de bem-estar topo de gama, que promoverá uma abordagem holística à saúde e ao bem-estar. Para além de um estúdio de bem-estar e de casas de campo exclusivamente dedicadas ao bem-estar, haverá um spa completo e instalações de tratamento, bem como uma área de avaliação da saúde que combinará a medicina avançada ocidental com práticas orientais comprovadas. 

Além disso, será desenvolvido um centro desportivo com piscinas interiores e exteriores, campos de ténis, campos de jogos, estúdios e áreas privadas de fitness e treino. Fazendo eco dos laços profundos da propriedade com a terra e da importância da agricultura para o local, a Palheta irá incorporar uma quinta biológica, um parque infantil rural e um restaurante farm-to-table que dará destaque aos produtos locais. Estes elementos, juntamente com um centro equestre e espaços dedicados ao artesanato e à produção agrícola, sublinharão o compromisso da propriedade com a sustentabilidade e a gestão responsável da terra. A sustentabilidade constitui a base do projecto, orientando todos os aspetos, desde a utilização de energias renováveis até às práticas agrícolas sustentáveis, assegurando que a propriedade contribui ativamente para a sua preservação e para o enriquecimento da comunidade local.