Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Opinião
O que faz da Comporta e de Melides o novo destino preferido das figuras públicas?

 

O que faz da Comporta e de Melides o novo destino preferido das figuras públicas?

14 de outubro de 2025

Nos últimos anos, temos vindo a assistir à ascensão de novos destinos turísticos portugueses que têm estado cada vez mais no radar internacional, como é o exemplo de Comporta e Melides.

Na minha ótica, estes dois destinos estavam secretamente guardados como o “tesouro escondido” de Portugal, já que são destinos exclusivos com uma exclusividade e características naturais muito próprios. É uma região que privilegia materiais naturais e formas que respeitam a paisagem, e acredito que Comporta e Melides se destaque em parte por essa paisagem e por oferecer uma experiência mais alinhada com o conceito de “Quiet Luxury”, que se tem apresentado como tendência nos últimos anos, uma forma de luxo mais discreta, assente na autenticidade, na tranquilidade e na beleza natural.

Além disso, a autenticidade e a exclusividade são fatores que têm vindo a atrair cada vez turistas com um poder de económico mais avultado e por isso ao contrário de outros destinos turísticos já mais saturados, esta zona mantém-se relativamente inacessível ao turismo de massas. A oferta hoteleira é bastante limitada, os preços dos imóveis são elevados e os acessos permanecem discretos. Esta exclusividade não só protege o ambiente, como também valoriza o território e cria um espaço onde as celebridades podem efetivamente relaxar longe das câmaras e das multidões e desfrutar da tranquilidade.

Há cada vez mais figuras públicas a procurar e a comprar casa nestes refúgios, especialmente quando os seus critérios são a segurança, privacidade e autenticidade, três aspetos que são difíceis de encontrar nos destinos mais evidentes das celebridades, como Ibiza, Havai, St. Barts.

Quando procuram zonas como Comporta e Melides, as celebridades não procuram apenas beleza, procuram simplicidade, privacidade e conexão com a natureza e esta região prima por tudo isso, por ser um destino mais recatado, de acesso mais limitado, que garante privacidade e tranquilidade, com um foco na preservação ambiental, onde as casas têm um design sustentável, muitas vezes integradas no ecossistema local. Há um grande foco por parte da população em preservar o território e evitar o excesso de turismo.

Na Comporta e em Melides a população é bastante discreta e orgulhosa da sua região, por isso, há um grande respeito pela privacidade de cada um, desta forma, é criado um ambiente onde ser famoso deixa de ser uma carga, onde se pode ir ao mercado, andar de bicicleta ou jantar com os pés na areia, o que para quem vive sob o olhar constante do mundo, é um verdadeiro luxo.

Num mundo cada vez mais digital, conectado e acelerado, os destinos que oferecem tranquilidade e que prometem permitir “desligar” e focar no que realmente importa estão a ser cada vez mais procurados. Lugares longe dos holofotes, das câmaras e da agitação do dia-a-dia.

Por fim, gostaria apenas de salientar que este fenómeno não existe isolado. Portugal tem-se afirmado como um país seguro, acolhedor e com um foco bastante cultural. A gastronomia, o vinho, a paisagem e a simpatia dos locais tornam tudo ainda mais atraente. Mas, entre todos os destinos nacionais, Comporta e Melides distinguem-se por oferecerem um Portugal ainda intocado, genuíno e sofisticado.


Por Vitor Paiva, License Partner da Engel & Völkers Comporta e Melides

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico