CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Almada International School (AIS)

Novo colégio internacional vai chegar a Almada num investimento de 4.8 milhões de euros

8 de março de 2023

Num investimento de 4.8 milhões de euros, o projecto de ensino internacional Almada International School (AIS) terá abertura oficial em Setembro, marcando o início do ano letivo 2023/24. O processo de matrícula arranca já em Março.

A sua localização é no concelho de Almada, Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, na Rua da Quinta da Genovesa. A abertura do AIS vai criar cerca de 45 novos postos de trabalho, todos eles directos, na maioria qualificados, entre pessoal docente e não docente.

A área de construção é de 2.500m2 (total do terreno é de 11.300m2). Nesta primeira etapa vão ser levantados três blocos de edifícios, com três valências, destinados a Creche, Jardim de Infância e Primeiro Ciclo. Para já, a capacidade de alunos será de 400: 60 Creche, 140 Jardim de Infância e 200 no 1º ciclo. A segunda fase vai começar em 2026/2027, com a extensão dos ciclos de ensino, 2º e 3º Ciclos, bem como Ensino Secundário, e um novo Pavilhão Desportivo.


Almada International School (AIS)

Almada International School

O AIS é um colégio com uma visão holística do ensino, adaptado a um mundo onde a mudança é constante. O seu projecto educativo visa dotar os jovens com ferramentas que lhes permitam chegar mais longe academicamente, sem nunca esquecerem o meio ambiente, o respeito pelo outro e o seu autoconhecimento. Pretende-se educar para a globalização e, ao mesmo tempo, para o sucesso sustentável e equilibrado. 

O AIS vai promover actividades desportivas, artísticas, científicas e tecnológicas. Vai procurar ainda implementar actividades que promovam a sustentabilidade, a consciência ambiental e a regeneração ecológica, mobilizando parceiros locais, nacionais e eventualmente internacionais.

Será ainda um colégio com foco internacional, com currículo Cambridge, onde será promovida a participação de alunos e professores em projectos e actividades educativas e formativas no estrangeiro.


Almada International School (AIS)

Para Rita Pimentel, Head of Admissions do Almada International School, e membro da Leadership Team, este é um um sonho profissional, há muito ambicionado, “acredito numa escola e num sistema de ensino que contemple todas as dimensões do desenvolvimento da criança. Como mãe e como profissional de educação, perspectivo o crescimento dos meus filhos num mundo cada vez mais global, onde valores como o respeito, a bondade, a aceitação da individualidade sejam acolhidos a par com uma formação académica de excelência. O AIS é um projecto educativo que propõe o acompanhamento integral da criança nas suas diversas vertentes, bem como a imersão num modelo de ensino verdadeiramente bilingue durante os primeiros anos de vida da criança. Conjugar estes factores com uma relação de proximidade com a Natureza, mas sem descurar a ligação à Arte e à produção intelectual como um todo é algo que nos torna diferentes. Procuramos, igualmente, manter uma atenção extrema ao que de mais inovador vai acontecendo no mundo tecnológico, como é exemplo o estabelecimento da nossa parceria com a Kinderpedia, uma plataforma de gestão escolar que aposta na interatividade, mantendo o foco na relação próxima entre colégio e famílias, nas suas diferentes vertentes. Prevejo, por isso, que este projeto educativo possa merecer a confiança de muitas famílias que encontrarão no AIS uma resposta educativa capaz de ir ao encontro das necessidades das suas crianças.”


Almada International School (AIS)

Também para Maria Flor Carrilho Líder e Coordenadora da Equipa Pedagógica de Early Years, “o principal objectivo é assegurar que todas as crianças tenham um lugar feliz e seguro para brincar e aprender. Um espaço onde o ritmo e individualidade de cada um é respeitado. Trabalho em Educação Infantil desde 2008 e desde então acredito numa aprendizagem ativa, baseada nos interesses e curiosidade natural das crianças. Numa educação baseada na consciência e respeito pelo outro”.

A AIS tem a pretensão de ser uma escola Apple, com a adopção do currículo Cambridge desde tenra idade, a proximidade com a Natureza e uma metodologia de aprendizagens activa desde os primeiros anos de vida do aluno. O AIS oferecerá, em termos de currículo, até ao final do 1º ciclo, o Programa Bilingue para escolas promovido pelo Ministério da Educação.

AIS e a Sustentabilidade

Os novos edifícios vão estar equipados com painéis fotovoltaicos e com uma gestão inteligente na retenção de água das chuvas, para utilização em regas e outros necessidades eventuais.

Quanto às energias e o seu consumo, vai haver uma solução luminotécnica eficiente que permite poupanças significativas.