Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Negócios dos Novos Empreendimentos da ERA supera os 13 milhões de euros em 2024

 

Negócios dos Novos Empreendimentos da ERA supera os 13 milhões de euros em 2024

28 de janeiro de 2025

O Departamento de Novos Empreendimentos da ERA Portugal, registou em 2024, um forte crescimento de 46,5% na facturação, superando os 13 milhões de euros em comissões recebidas, e um aumento de 40% no número  de casas novas vendidas, com cerca de 1500 imóveis comercializados.

De acordo com a rede de mediação imobiliária, 2024 foi o melhor registo até à data do Programa Obra Nova ERA, representando um crescimento de +27% face a 2022, que tinha sido o melhor ano do departamento responsável pela venda de novos empreendimentos, uma resposta à necessidade urgente de nova habitação em Portugal.

Os novos empreendimentos representaram 15% da facturação habitacional, com um crescimento anual de 46,5%. Em 2024, a ERA vendeu cerca de 1500 casas novas, +40% do que o ano passado, o que representou uma facturação superior a 13 milhões de euros (+46,5%).

A maioria das vendas ocorreram durante o segundo semestre de 2024. A descida das taxas de juro e as novas medidas lançadas pelo Governo, como a isenção de IMT e IS para jovens, impulsionaram a procura e venda de imóveis. Por outro lado, no primeiro semestre, com a manutenção das taxas de juro elevadas e a incerteza com o resultado das eleições legislativas, que geram sempre expectativa numa mudança de políticas para o sector, levaram muitos potenciais compradores a adiarem a decisão de compra.

Mais portugueses a comprar casas novas

Os portugueses compram cada vez mais casas novas. Em 2023, 80% das vendas totais de imóveis novos eram efectuadas a portugueses. Hoje, com 90,5% das vendas efetuadas a compradores portugueses, os novos empreendimentos continuam a atender à crescente procura local, reforçando a importância de projetos alinhados às preferências dos clientes nacionais, como comodidades modernas e soluções de sustentabilidade.

Depois dos portugueses, os brasileiros mantêm-se como a segunda nacionalidade mais relevante, seguindo-se os angolanos e os norte-americanos.

O TOP 10 completo de nacionalidades: Portugal (90,5%), Brasil, Angola. Estados Unidos, França, Países Baixos, Rússia, Reino Unido, Espanha e Alemanha.

O perfil do comprador divide-se em dois: 60% são investidores, na maioria portugueses; 40% são clientes finais, incluindo, famílias jovens portuguesas e nómadas digitais que procuram Portugal pela sua segurança, clima e qualidade de vida.


O concelho de Loures revelou-se a região com mais vendas registadas de imóveis novos, no ano passado, Loures era somente o nono concelho com mais vendas.

O TOP10 de concelhos com mais vendas: Loures, Porto, Gondomar, Coimbra, Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia, Seixal, Lisboa, Ponta Delgada.

A tipologia mais procurada é o T2. De seguida, destacam-se as tipologias T3 (31%) e T1 (19%).

Os projetos que incluem habitação com áreas exteriores, proximidade de espaços verdes, em zonas com potencial de valorização, e certificação energética elevada são os preferidos dos compradores. Outra característica que os compradores procuram cada vez mais é que o imóvel tenha a capacidade de carregar facilmente veículos elétricos.

“Apesar dos desafios iniciais, com alguma incerteza no mercado durante o primeiro semestre, podemos afirmar com segurança que 2024 foi um ano muito positivo para a venda de imóveis novos. Estes resultados são reflexo do esforço conjunto das nossas equipas e da aposta contínua em projetos de elevada qualidade que vão ao encontro das necessidades do mercado. O crescimento estável é um bom indicador para os lançamentos que temos programados para este 2025. O foco para este ano que começou é reforçar a escolha criteriosa de projetos que comercializamos e capacitar as nossas agências e consultores para vendas cada vez mais eficientes”, reflectiu David Mourão-Ferreira, director do Departamento de Novos Empreendimentos da ERA Portugal.