Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Moradia em Mafra recebe classificação Passive House Plus

 

Moradia em Mafra recebe classificação Passive House Plus

28 de janeiro de 2025

É o segundo projecto certificado pela norma Passivhaus no Distrito de Lisboa, o primeiro no Concelho de Mafra e o primeiro em Portugal a receber a classificação Passive House Plus. Ambos os projectos são da autoria do arquitecto Passive House Designer João Pedro Quaresma, da Nurture-AD.

Passivhaus é um conceito construtivo que define um padrão de elevado desempenho, eficiente do ponto de vista energético, saudável, confortável e economicamente acessível e sustentável.

Segundo aquele especialista, “A diferença entre uma Passivhaus Classic e uma Passivhaus Plus está relacionada principalmente à produção e ao consumo de energia renovável e ao grau de autossuficiência energética. Ambos os tipos de casas seguem os rigorosos critérios de eficiência energética estabelecidos pelo padrão Passivhaus, mas o nível de sustentabilidade e a integração de sistemas de energia renovável diferem”.


Moradia de Mafra Passive House Plus


Um edifício certificado como Passivhaus Plus não apenas reduz drasticamente o uso de energia, mas também produz a mesma quantidade de energia que os ocupantes consomem.

A moradia localizada em Mafra já havia obtido a classificação A+ e nZEB pelo sistema de Certificação Energética, e a comunicação agora do Passive House Institute (PHI) confirmando esta certificação validou todos os objectivos pretendidos com o projecto.

A moradia foi construída com o sistema construtivo ICF (Insulated Concrete Form), que permitiu eliminar pilares no interior, favorecendo maior flexibilidade espacial.