CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Matosinhos: Edifício Natura, um caso de sucesso

12 de abril de 2024

A Savills/Predibisa confirma o sucesso da comercialização deste inovador projecto de arquitectura sóbria e contemporânea, com a assinatura do gabinete VisioArq, que continua a emergir no terreno da emblemática fábrica Efanor, em Matosinhos.

Segundo o arquitecto Nuno Poiarez, cofundador da Visioarq: “(...) atendendo ao parque verde privado com aproximadamente 3 hectares existente no terreno do NATURA, cada espaço interior reflecte e vive do exterior, através de edifícios transparentes, onde o reflexo do espaço natural e da luz interior assumem um elemento fulcral, valorizando igualmente o conceito de Home Living projectado em espaços desfragmentados para potenciar a vivência familiar...”.

O imóvel, que disponibiliza tipologias de habitação, desde o T1 ao T4, com maior oferta nas tipologias T2 e T3 para as famílias de maior ou menor dimensão, “privilegia a centralidade da vida urbana (restaurantes, cafés, parques infantis, escolas, colégios, universidades e duas estações de metro), mas também a privacidade e a vivência exterior com tranquilidade, entre árvores, espelhos de água e percursos pedonais (30.000 m2 de área verde aproximada existente)”.



Em virtude do sucesso da comercialização do Natura, está já em comercialização outro empreendimento do loteamento, o edifício Factory, composto por tipologias mais pequenas de forma a dar resposta à procura por parte de investidores e jovens que pretendem adquirir a primeira casa. Paralelamente, estão também já em desenvolvimento três projectos para outros lotes disponíveis.

Para os autores do projecto, o “balanço positivo desta comercialização reside essencialmente no conceito intemporal, aliado à mais-valia da existência de espaços verdes privativos e à vivência cosmopolita, possível de alcançar a poucos minutos do NorteShopping, da estação do metro e da linha de praia de Matosinhos”.