CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Rui Torgal, CEO da ERA Portugal

Março foi o terceiro melhor de sempre a nível de facturação da ERA Portugal

3 de maio de 2023

Com um crescimento de 40% em relação a Janeiro, a facturação registada no último mês do trimestre fez com que este seja o terceiro melhor Março na história da imobiliária ERA. Na apresentação dos resultados da operação referentes ao 1º trimestre de 2023, a rede de mediação imobiliária revela que os principais destaques verificaram-se no valor total dos imóveis transacionados (157.151.785 euros +44% face a janeiro) e na facturação total (8.167.250 euros +40% face a Janeiro). Este volume de facturação é mesmo um recorde histórico para a empresa, já que passa a ser o terceiro melhor registo de sempre atingido no mês de Março.

Além destes, também o número de imóveis vendidos aumentou 36% face a Janeiro e o ticketmédio registou um crescimento de +6% situando-se nos 167.539 euros. O número de clientes compradores registou igualmente um aumento de 3%, valor indicativo de alguma recuperação da confiança no mercado.

“Após um início de ano claramente marcado pela incerteza económica e por um contexto adverso para os consumidores, com a subida da inflação e das taxas de juro, assistimos no mês de março a uma recuperação da confiança do mercado. Os dados comprovam isso mesmo: vendemos mais imóveis, facturámos mais e o número de clientes compradores e vendedores também continua a crescer. É um momento de viragem relevante e estou convicto que esta tendência será para manter ao longo do ano”, considera Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.

Em sentido contrário, a comparação entre o último trimestre de 2022 e os primeiros três meses deste ano mostra um ligeiro decréscimo nos principais indicadores, comprovando o contexto de incerteza. Também aqui os destaques são o nível da faturação total (-7% face ao 4º trimestre de 2022) e o valor total dos imóveis transacionados (-5% face ao 4º trimestre de 2022). O número de imóveis vendidos (-2% face ao 4º trimestre de 2022) e ticket médio (também -2% face ao 4º trimestre de 2022) tiveram quebras mais ligeiras.

EUA são os estrangeiros que mais procuram casa em Portugal, mas Brasil, Reino Unido e França são os que mais compram

Analisando os dados de tráfego no site da ERA durante o 1º trimestre do ano verifica-se que Portugal (1º com 62,5% do total das visualizações) e Estados Unidos (2º com 7% do total das visualizações) são as nacionalidades que mais procuram casa no território nacional.

Os portugueses ocupam também o 1º lugar do ranking de clientes com maior número de transações na ERA Imobiliária, seguindo-se o Brasil, Reino Unido e França.

“Apesar das dificuldades impostas pelo contexto nacional e internacional, os resultados são relativamente semelhantes ao do trimestre passado. É mais uma prova da resiliência do setor e da qualidade do trabalho que toda a equipa ERA tem desenvolvido. Não podemos, contudo, negar que estamos a assistir a uma mudança no mercado. Nos últimos anos encontrávamo-nos perante um mercado comprador, fortemente marcado pela procura, mas sem oferta. Este ano estamos perante um mercado mais dinâmico com a subida de clientes vendedores e do número de imóveis disponíveis”, conclui Rui Torgal.