CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Duty Free

Mais de 30 lojas nos aeroportos nacionais estão a ser renovadas

26 de março de 2024

A PortugalDutyFree vai renovar 34 lojas integradas nos principais aeroportos de Portugal. O Departamento de Project & Development Services da consultora imobiliária JLL está a fazer a gestão de projecto no âmbito desta renovação, que envolve a gestão integral do processo de modernização dos espaços comerciais a operar sob a marca Duty Free nos mais importantes aeroportos do país, bem como de lojas exploradas por outras marcas nestas áreas aeroportuárias.

Ao todo, serão intervencionados mais de 10.000 m2 de superfície de venda nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, no território Continental; em Funchal e Porto Santo, na Madeira; e em Ponta Delgada, Horta e Santa Maria, nos Açores. O serviço prestado pela JLL abrange a coordenação de todas as fases de projeto, desde a seleção de fornecedores até à gestão de prazos, qualidade e custos, num processo que que se inicia com a definição da estratégia para a renovação dos espaços e que termina com a abertura das lojas.

Segundo Maria Sacadura Botte, Head of Project a Development Services and Sustainability da JLL, “este é um mandato muito desafiante, porque incide sobre um conjunto alargado de espaços, em diferentes localizações e ocupados por diferentes retalhistas, com a particularidade de estarem integrados em ambiente aeroportuário. São projetos de grande complexidade, uma vez que exigem conciliar os aspetos inerentes a uma carteira multi-localização com as necessidades comerciais de marcas diferentes, em áreas que têm muitas restrições e particularidades a nível de logística, horários e segurança. As zonas comerciais não vão fechar e temos de gerir todo o processo de forma a reduzir ao mínimo o impacto dos trabalhos sobre o seu bom funcionamento”.

A responsável afirma que “vamos saber dar uma resposta eficiente a todas estas necessidades, trabalhando de perto com o nosso cliente e prestando um serviço cuidado, que antecipa os riscos e fornece soluções. A nossa equipa possui uma vasta experiência a trabalhar em ambientes complexos, garantindo que todas as etapas do projeto sejam devidamente coordenadas, sem comprometer as operações em causa”.

O aeroporto de Lisboa concentra o maior número de lojas a intervencionar, no total de 13, estando já concluídos os projectos de renovação dos espaços da Calvin Klein, Ralph Lauren e Preloved, e em curso os das lojas MontBlanc, Hugo Boss, LongChamps e das Duty Free âncora, situadas os terminais 1 e 2. No aeroporto do Porto, situam-se seis lojas e no de Faro outras cinco, a maioria das quais exploradas pela Duty Free. Esta é também a insígnia dominante entre as lojas com projecto de renovação nos aeroportos insulares, com planos para intervenção em três lojas no Funchal e duas em Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, e de outras três em Ponta Delgada, uma na Horta e outra em Santa Maria, no Arquipélago dos Açores.

O departamento de Project & Development Services da JLL presta apoio ao desenvolvimento de projetos imobiliários, quer criados de raiz quer no âmbito de intervenções de modernização e renovação, tendo como objetivo implementar a visão do cliente para os espaços e tornar-se o seu braço direito ao longo de todo o processo. O leque de serviços prestados pela consultora nesta área incide sobre o acompanhamento e gestão de projetos desde as fases mais embrionárias até à abertura dos espaços aos seus utilizadores, incluindo aspectos de licenciamento e obra, definição de estratégias, cost management ou gestão de custos bem como a coordenação de processos de contratação de fornecedores, gestão e implementação de orçamentos, planos de timings e qualidade.