CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Salão Imobiliário de Portugal - SIL

Maior evento do imobiliário em Portugal abre portas hoje

4 de maio de 2023

Promovido pela Fundação AIP, com a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa, o Salão Imobiliário de Portugal - SIL abre hoje portas e decorre até Domingo na FIL. Esta edição do SIL decorre mais uma vez em simultâneo com a TEKTÓNICA – feira líder da construção em Portugal.

Durante esta edição, destaca-se a realização de várias conferências que têm como principal objectivo debater as actuais circunstâncias do mercado, entre as quais, hoje, o “SIL Cidades”, dedicado aos “Principais Desafios na Habitação”, e que conta com a presença de vários presidentes de câmara, como Carlos Moedas, CM Lisboa; Ricardo Leão, CM Loures; Rui Moreira, CM Porto; Ricardo Gonçalves, CM Santarém; Paulo Silva – CM Seixal e Eduardo Vítor Rodrigues – CM Vila Nova de Gaia. 

Ainda no decurso do dia de hoje, entre as 14h30 e as 15h30 decorre a Conferência organizada pela ERA sob o mote “Este país não é para jovens? – Os desafios da habitação para as novas gerações”, uma iniciativa que pretende dar voz à geração mais afectada pela atual crise da habitação e que vê, por isso, a sua emancipação e futuro hipotecados. Termina o 1º dia do SIL com a conferência organizada pela Wire Portugal – Women in Real Estate – sob o tema “ESG & Arte: O caminho para a valorização do imobiliário”. 

Amanhã durante a “Conferência SIL Investment Pro, powered by APPII”,será feita uma análise ao “Estado da Nação” do Imobiliário, da Habitação e do Licenciamento, contando com a presença de entidades sectoriais e empresas. A relação entre o ambiente e a sustentabilidade do imobiliário surgirá como pano de fundo em todas as conferências. Os interessados podem inscrever-se em imobiliario.fil.pt/conferencias/ (a participação é gratuita, mediante registo e sujeitas à disponibilidade das instalações). 

Os visitantes têm ainda acesso à àrea “SIL Cidades”, onde se reflecte a importância dos Municípios na política habitacional. Na exposição estarão presentes cidades de norte a sul de Portugal e Ilhas – Lisboa, Porto, Gaia, Matosinhos, Santarém, Seixal, Loures e Funchal – as quais darão a conhecer os seu activos imobiliários, infra-estruturas, acessibilidades e condições para uma boa qualidade de vida que poderão atrair novos habitantes e investidores.

Prémios SIL do Imobiliário

No final do dia de hoje, serão conhecidos os vencedores dos Prémios SIL do Imobiliário, em Cerimónia a ter lugar no SIL Village (Pavilhão 2 da FIL). Das mais de meia centena de candidaturas, serão premiadas personalidades, empresas, soluções, entidades e projectos que se destacaram pela sua competência e qualidade. Há três categorias novas a concurso, nomeadamente a categoria “Melhor Campanha de Lançamento”, a categoria “Inovação” e a categoria “Responsabilidade Social” - atribuir o melhor projecto imobiliário em prol e para a comunidade (subcategorias - projecto, promoção imobiliária e mediação imobiliária). Mantem-se as categorias “Construção Sustentável e Eficiência Energética”, “Melhor Empreendimento Imobiliário” (subcategorias - comércio, serviços e logística, habitação e turismo) e “Reabilitação Urbana” (subcategorias - habitação, turismo, espaços públicos, escritórios, comércio e serviços).

Tek Talks: Eficiência Energética, Sustentabilidade e Inovação

As conferências Tek Talks marcam a agenda da Tektónica onde serão debatidos os temas mais relevantes e actuais da construção, como a Eficiência Energética, Sustentabilidade, Tecnologias e Inovação, numa edição em que o Prémio Tektónica Inovação regressa e com número recorde de candidaturas.

Prémios TEKTÓNICA Inovação

Serão conhecidos os vencedores dos Prémios TEKTÓNICA Inovação no dia 5 de Maio na FIL

Conheça o programa AQUI

https://www.diarioimobiliario.pt/Portugal-continua-a-ser-um-mercado-atractivo-para-os-investidores-internacionais