CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Fotos IP

Infraestruturas de Portugal (IP) faz inventário do património imobiliário

12 de outubro de 2022

São conhecidas as carências que o Estado e grande parte das empresas estatais têm na gestão e valorização do seu património imobiliário. Pior: muitas vezes não conseguem identificar em pormenor o universo dos seus activos.

Tendo por fito esse objectivo a IP, empresa resultante da fusão das Estradas de Portugal com a ferrovia, vai desenvolver um programa que visa proceder à inventariação de todo o património imobiliário adquirido ao longo dos tempos para construção e remodelação das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias, de forma a conhecer “com rigor”  - ao nível geográfico e descritivo de cada imóvel - todo o património imobiliário sob gestão da IP, bem como do seu domínio privado. A medida integra a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).


S. Bartolomeu - Foto cortesia IP


Segundo o Governo, o “seu desenvolvimento está a ser efectuado com recurso a tecnologias de informação geográfica, com recolha de dados e seu carregamento na base de dados geográfica central, caracterizando cada imóvel com um conjunto de atributos e respectiva documentação de suporte associada”.

Entre os vários benefícios na implementação deste programa, diz a proposta, “destaca-se a capacidade em actuar e gerir melhor os custos de manutenção, bem como o aumento do portefólio de imóveis disponíveis para valorização (não necessários à exploração rodoferroviária)”.