CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Ilustracao de upklyak em Freepik

Inflação em Janeiro subiu para 2,3%

12 de fevereiro de 2024

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,3% em Janeiro, superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior. Esta aceleração - explica o INE - “é em parte explicada pelo aumento de preços da electricidade e pelo fim da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais”. Que adianta: “Com base num exercício de natureza mecânica, estima-se que o impacto do fim da referida medida sobre a variação do IPC total tenha sido 0,7 p.p”. 

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 2,4% (2,6% em Dezembro). A variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 0,2% (-10,5% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou para 3,1% (2,0% no mês anterior).

A variação mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi nula (-0,4% no mês precedente e -0,8% em Janeiro de 2023). A variação média dos últimos doze meses diminuiu para 3,8% (4,3% em Dezembro). 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 2,5%, valor superior em 0,6 p.p. ao registado no mês anterior e inferior em 0,3 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em Dezembro, esta diferença tinha sido 1,0 p.p.).