CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Universidade da Beira Interior - Foto tiago186703274 - commons wikimedia

Impressão 3D chega à construção civil numa espécie de "tetris" sustentável

14 de novembro de 2022

Para os promotores do projeto BOBBulding Out of the Box (Universidade da Beira Interior) a digitalização tem de chegar a este mercado, permitindo-lhe evoluir para materiais inovadores, redução de recursos utilizados e zero desperdício. O projecto BOB foi um dos quatro projectos vencedores do programa Born from Knowledge (BfK) Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), que visa impulsionar a transferência de conhecimento das Instituições de Ensino Superior para o tecido empresarial. Nesta edição do concurso estiveram representadas 29 Instituições de Ensino Superior nacionais.

Apesar de o sector da construção representar 13% do PIB mundial, a sua pegada ambiental e baixa produtividade constituem um calcanhar de Aquiles. Para corrigir esta tendência, os promotores do projecto BOB conceberam uma solução inovadora que irá actuar na indústria da construção civil em três vertentes: digitalização do processo comercial de empresas de impressão 3D de betão e outras argamassas; impressão 3D de vários elementos decorativos e estruturais, nomeadamente para projectos de renovação urbana e impressão de corais e outras estruturas baseadas na natureza; investigação e desenvolvimento de materiais de impressão através do aproveitamento de resíduos industriais, minas, entre outros.

A investigação, que está a ser feita através do C-Made, da Universidade da Beira Interior, já está no terreno, nomeadamente no município do Fundão, onde os promotores estão a scanear prédios devolutos e a desenvolver módulos para encaixarem nas estruturas existentes, quase como se de um "tetris" se tratasse.

O projecto BOB está ainda a desenvolver um tipo de betão absorvente de CO2.