CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Queluz e Belas são as zonas mais caras para comprar casa no Concelho de Sintra

4 de janeiro de 2022

Das 11 freguesias existentes no concelho de Sintra, a União de Freguesias de Queluz e Belas é a que ocupa o segundo lugar no número de apartamentos disponíveis, mas com preços na hora de investir ligeiramente superiores, segundo o market report desta freguesia, lançado hoje pela Reatia, plataforma de inteligência artificial para o imobiliário.

A União de Freguesias de Queluz e Belas tem disponíveis no mercado imobiliário 1225 oportunidades de negócio. Só a freguesia vizinha de Algueirão-Mem Martins tem um maior número de apartamentos disponíveis, comparando com os 618 de Queluz e Belas. Mas é preciso averiguar se será a altura indicada para investir nesta zona, ou se com o mesmo valor de investimento se conseguem melhores condições em freguesias equidistantes de Lisboa.

A proximidade à capital promove o interesse imobiliário em Queluz e Belas, mas segundo a Reatia, na comparação de preços por metro quadrado, por tipologia, os apartamentos nesta localização apresentam preços superiores em relação às freguesias vizinhas (Massamá e Monte Abraão; Algueirão-Mem Martins; Agualva e Mira Sintra; Rio Mouro; Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar). Investir num apartamento T2 com 90 m² na UF de Queluz e Belas custará, em média, cerca de 259 000 euros (2876 euros/m2), enquanto um imóvel semelhante em Rio de Mouro custaria cerca de 143 0000 euros (1596 euros/m2).

No caso de um apartamento T3, a tendência repete-se. Enquanto um apartamento T3 com 115m² na UF de Queluz e Belas apresenta um preço médio de cerca de 300 000 euros (2604 euros/m2 ), este imóvel, com a mesma área, custará, em média, cerca de 185 000 euros (1610 euros/m2 ) na UF de Algueirão-Mem Martins. A União de Freguesias de Queluz e Belas continua a garantir um lugar de destaque muito devido à presença cultural do Palácio Nacional de Queluz, mas analisando o mercado imobiliário em Sintra, é notório que os apartamentos nesta localização apresentam um valor de venda muito mais elevado, quando comparado com outras freguesias do concelho no momento de investir.

Segundo a Reatia, existem 1225 imóveis em comercialização. O mercado imobiliário residencial é largamente ocupado por apartamentos, em comparação com a fraca existência de moradias nesta zona. A tipologia T2 e T3 são as mais comuns no mercado,- esta última é mais vantajosa, já que o preço m2 médio é 272 euros/m² mais baixo do que na tipologia T2. Se esta for a zona de eleição para residir, a solução pode estar no arrendamento. O valor médio de arrendamento de um apartamento T1 é de 640 euros. Já a tipologia T2 apresenta um custo médio mensal de 710 euros e a tipologia T3 de 885 euros.