CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Onde ficam as casas mais caras e mais baratas de Lisboa?

5 de maio de 2021

No final de 2020, Santa Maria Maior, Santo António e Misericórdia continuam no topo da lista das freguesias com o preço mediano de venda de casas mais elevado em Lisboa. Santa Clara registou o valor mais baixo da cidade.

De acordo com os dados estatísticos de Preços da Habitação, divulgado hoje pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, no 4º trimestre de 2020 (últimos 12 meses), três das 24 freguesias de Lisboa registaram preços medianos de venda de alojamentos superiores a 4 500 euros/m2 : Santa Maria Maior (5 914 euros/m2) – que inclui a área do Castelo e Baixa/Chiado –, Santo António (5 544 euros/m2) – que inclui a Avenida da Liberdade e áreas adjacentes – e Misericórdia (4 754 euros/m2) – que inclui a área do Bairro Alto e do Cais do Sodré.

As freguesias Santa Maria Maior, Carnide, Santo António, Arroios, Estrela e Belém registaram, simultaneamente, um preço mediano acima do valor da cidade de Lisboa (3 377 euros/m2) e taxas de variação, face ao período homólogo, mais expressivas que a verificada na cidade (+4,0%).

As freguesias de Santa Clara, Olivais, Benfica, Lumiar, Marvila, Alcântara, Penha de França, Ajuda e São Domingos de Benfica registaram, no 4º trimestre de 2020, preços e taxas homólogas inferiores aos da cidade de Lisboa, destacando-se deste conjunto as freguesias de Santa Clara (-10,7%), Ajuda (-6,4%), Alcântara (-5,2%), Marvila (-2,2%) e Benfica (-0,6%) por registarem uma diminuição dos preços de habitação face ao período homólogo.

Para além destas cinco, também freguesias com preços superiores aos da cidade registaram redução dos preços da habitação face ao período homólogo: Avenidas Novas (-6,3%), Parque das Nações (-3,9%), Campo de Ourique (-3,8%) e Misericórdia (-1,2%).