O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 1 664 euros por metro quadrado em Agosto, mais 26 euros que o observado no mês precedente, avança hoje o INE.
A privação severa das condições de habitação aumentou de 4,7% para 6,0% entre 2015 e 2023, sendo um dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com evolução contrária ao desejável.
O alojamento turístico registou 3,2 milhões de hóspedes e 9,0 milhões de dormidas em Julho, reflectindo subidas homólogas de 1,5% e 2,1%, mantendo tendência de abrandamento, divulgou hoje o INE.
O Índice de Produção na Construção abrandou 0,6 pontos percentuais (p.p.) em Julho, para um crescimento homólogo de 2,0%, resultando do abrandamento na Construção de Edifícios e na Engenharia Civil.
Os senhorios podem aumentar o valor das rendas até 2,16% em 2025, segundo os números da inflação de Agosto hoje confirmados pelo Instituto Nacional de Estatística - INE.
As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 7,2% em Agosto face ao mesmo mês de 2023, mais 0,1 pontos percentuais do que em Julho, tendo todas as regiões apresentado crescimentos homólogos, divulgou hoje o INE.
Em Julho, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 3,6% em termos homólogos, mantendo o valor observado no mês anterior. O preço dos materiais apresentou uma variação homóloga de -0,5% e o custo da mão-de-obra de 9,1%, avança hoje o INE.
As dormidas de residentes no país no sector do alojamento turístico inverteram a trajectória de crescimento dos últimos dois meses e diminuíram 2,4% em Julho, para 2,7 milhões, segundo o INE.
A parcela relativa a juros representou 60% da prestação média do crédito à habitação em Julho, face a 55% no mesmo mês do ano passado, segundo dados do INE, hoje divulgados.
O consumo turístico realizado em Portugal "foi determinante" para a expansão da economia portuguesa em 2023, contribuindo para quase metade do crescimento real do PIB, de acordo com os dados divulgados hoje pelo INE.