CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Rendas em Lisboa caem 6,9% no 2º trimestre, a maior descida desde 2010

21 de julho de 2020

 

O 2º trimestre de 2020 veio confirmar a tendência de redução das rendas das casas em Lisboa, com os valores contratados na capital a desceram 6,9% em termos trimestrais e 8,7% em termos homólogos.

De acordo com os dados divulgados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Rendas Residenciais (IRR), que monitoriza o desempenho das rendas registadas nos contratos de arrendamento, trata-se da descida em cadeia mais acentuada desde que este Índice acompanha o comportamento do mercado de arrendamento de Lisboa, em 2010.

Em termos homólogos, só uma vez, no 4º trimestre de 2012, em pleno ciclo recessivo do mercado, se observou uma descida mais vincada, então de -9,1%. Recorde-se que no 1º trimestre de 2020, Lisboa registou a primeira descida homóloga das rendas em seis anos (-1,8%), consolidando um percurso de dois anos de sucessivos abrandamentos. 

A nível nacional, o índice revela que depois de sustentar as rendas em patamares positivos no 1º trimestre, o mercado também cedeu no 2º trimestre, registando uma descida em cadeia de 2,8%. Tal como em Lisboa, esta foi a contração trimestral mais acentuada do IRR nos últimos 10 anos.

Ainda assim, as rendas em Portugal Continental continuam 2,4% acima do mesmo período de 2019. O Porto manteve as rendas estáveis no 2º trimestre, apresentando uma variação de 0,4% face ao trimestre anterior. Em termos homólogos, o mercado do Porto continuou a registar uma variação ainda expressiva tendo em conta o actual contexto, cum uma subida de 6,5% face a igual período do ano passado.