CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Grupo espanhol Mutua de Propietarios e a Hispania lançam Seguro de Perda de Rendas

15 de junho de 2021

O Grupo espanhol Mutua de Propietarios e a Hispania, através da sua rede de agentes em Portugal, lançam no mercado português um novo Seguro de Perda de Rendas que protege os proprietários de imóveis em caso de incumprimento por parte dos seus inquilinos.

O Mutua de Propietarios possui um portefólio de produtos e serviços na área imobiliária graças a todas as entidades especializadas que fazem parte da sua estrutura e que lhe permitem oferecer todo o tipo de soluções de seguro no ramo imobiliário.

Com uma experiência de mais de 186 anos no sector imobiliário, o Grupo Mutua de Propietarios é a empresa do ramo segurador com a mais longa actividade em Espanha, sendo pioneira e líder no mercado espanhol de seguros imobiliários e com uma oferta competitiva no âmbito do seguro de incumprimento de rendas. 

"O Grupo Mutua de Propietarios caracteriza-se por ser uma empresa inovadora que trabalha com o objectivo de desenvolver soluções na área da prevenção de riscos dos activos imobiliários, reinventando-se para dar resposta às novas necessidades relacionadas com os bens imobiliários", afirma Christopher Bunzl, diretor geral do Grupo Mutua de Propietarios.

Com o lançamento deste novo Seguro de Perda de Rendas, o Grupo espanhol "pretende impulsionar a sua presença em Portugal", afirma Christopher Bunzl. Esta modalidade de seguro é dirigida a proprietários de imóveis para arrendamento residencial. Além de segurar a cobrança das rendas, garantindo o pagamento da receita não paga em caso de incumprimento do inquilino e possibilitando o pedido de adiantamento da mesma, oferece uma garantia de defesa ou reclamação em conflitos diretamente relacionados com os contratos de arrendamento. Isto inclui coberturas como: defesa de responsabilidade penal do proprietário, reclamação ao responsável identificado por danos causados no imóvel arrendado e reclamação no caso de incumprimento dos contratos de serviço para a reparação ou manutenção das instalações

“Muitos proprietários de imóveis sentem inquietação quando colocam as suas casas no mercado de arrendamento devido aos riscos que este ainda acarreta, em especial o risco de não recebimento das rendas e consequente perda de rentabilidade dos imóveis”, refere Alfredo Martinez, country manager da Hispania Portugal, que acrescenta: “a solução que agora trazemos para Portugal, com o aval do sucesso no mercado espanhol, oferece tranquilidade e segurança aos senhorios quanto à manutenção das suas receitas e ao apoio jurídico de que podem necessitar em caso de conflito”.

“Em 2020 assistimos a um aumento substancial da oferta de arrendamentos em Portugal, tendência que se poderá manter em 2021 se mais imóveis em alojamento local forem canalizados para o mercado de arrendamento convencional. Nessa medida, é importante oferecer aos senhorios novas garantias que evitem os impactos da perda de receitas por falta de pagamento", salienta Alfredo Martinez.

A contratação do Seguro de Perda de Rendas constitui também uma alternativa ao aval bancário, reduzindo despesas para inquilinos e proprietários. Como sublinha o country manager da Hispania Portugal: “Todas as operações de arrendamento acarretam um risco relacionado com a solvência do inquilino. Por isso, tradicionalmente, os contratos de arrendamento impõem condições de garantia que se materializavam numa série de encargos para o inquilino como a necessidade de caução, o pagamento de um ou dois meses de renda antecipados ou a apresentação de garantias bancárias, o que dificultava um arrendamento rápido acarretando com isso uma redução das receitas potenciais para o arrendatário”.

Ao permitir ao proprietário dos imóveis em arrendamento assumir a carga da solvência do inquilino através do seguro, reduz-se o tempo de desocupação do imóvel: “A redução de apenas um mês no tempo em que o imóvel está desocupado já permite ao proprietário ganhar dinheiro”, explica Christopher Bunzl, que salienta: “um imóvel desocupado durante um mês representa uma redução de receitas na ordem dos 8,3% face aos 4% que representa o custo do Seguro de Perda de Rendas”. Como exemplo, para um aluguer de 650 euros mensais, o custo anual do seguro será de 315 euros, ou seja, o equivalente a menos de duas semanas de renda.