CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Mipim 2023

Grande Lisboa e “Greater Porto” voltam ao MIPIM para atrair mais investimento estrangeiro

11 de março de 2024

Os municípios de Gaia, Porto e Matosinhos vão voltar a marcar presença no evento imobiliário internacional MIPIM, no âmbito do projecto Greater Porto, em Cannes, para atrair mais investimento estrangeiro.

Em comunicado, a organização revela que os três municípios da região Norte vão, juntamente com 16 empresas, marcar presença no evento que decorre entre terça e quinta-feira.

No âmbito do projecto Greater Porto, os três municípios pretendem “escalar território” para gerar “novas oportunidades de emprego, de investimento e captação de empresas internacionais para a região”.



Fotos MIPIM 2023


Os municípios serão acompanhados de 16 empresas, tais como o Avenue Group, o Emerge Group, o Grupo IDS, a GEO Investimentos, o Castro Group, a CIVILRIA e a Garcia Garcia.

A edição deste ano do MIPIM, que decorre no Palais de Festivals, irá contar com a presença de cerca de 90 países, mais de 300 ‘stands’, 22.500 representantes e mais de 6.500 investidores. Com 18.500 m² de espaço de exposição, o MIPIM é o evento imobiliário primordial para descobrir oportunidades e conhecer e contactar os principais ‘stakeholders’ internacionais.

No ano passado, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, avançou aos jornalistas que o projecto Greater Porto - que nasce da Frente Atlântica e decorre até 2025 (data em que termina o acordo celebrado entre os municípios) - já tinha permitido captar “mais de 100 milhões de euros”.

No segundo dia do evento, 13 de Março, realiza-se a sessão “Portugal Conference & Cocktail”, organizada pela Iberian Property e pela APPII, com a participação de players de referência.

Tal compo vem sendo hábito há já muitas edições do evento, Lisboa  está presente levando novos projectos de habitação acessível ao MIPIM. O stand conjunto, dinamizado pela InvestLisboa, conta com a participação não só da Câmara Municipal de Lisboa, mas também das câmaras municipais de Vila Franca de Xira e Almada.

A autarquia lisboeta vai levar ao certame os seus novos modelos de parceria com privados para a construção de habitação acessível na cidade. A informação foi dada pela vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta, durante o Lisboa Region Meetup – MIPIM, evento de divulgação do MIPIM, que se realizou em janeiro.

Também o município do Fundão irá participar na feira de imobiliário que reune em Cannes a elite do mercado imobiliário mundial.