CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

Geração Z e Millenials

Geração Z e Millenials: Qual o local de trabalho ideal para as duas gerações

10 de abril de 2024

Actualmente, no ambiente de trabalho, uma das dinâmicas mais intrigantes a emergir é a relação entre a Geração Z e os Millenials. Como duas gerações com características, perspectivas e experiências distintas, as suas interações no local de trabalho moldam a cultura empresarial, os padrões de comunicação e a trajetória geral das indústrias em todo o mundo. O Grupo Robert Walters que oferece consultoria de recrutamento, recursos humanos, terceirização de processos de recrutamento e serviços gerenciados em todo o mundo, explica como actuam as duas gerações.

Valores e diferenças partilhados

Apesar das diferenças, a Geração Z e os Millenials partilham vários valores fundamentais que moldam a sua abordagem ao trabalho. Ambas as gerações priorizam a diversidade, a inclusão, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o senso de propósito em suas carreiras. Eles são nativos digitais, confortáveis com a tecnologia e talentosos em alavancar ferramentas digitais para produtividade e conectividade.

No entanto, existem discrepância na forma como cada geração interpreta estes valores e os integra na sua vida profissional. Os Millenials, muitas vezes caracterizados como otimistas e ambiciosos, valorizam a mentoria, o feedback e as oportunidades de crescimento pessoal. Procuram locais de trabalho que se alinhem com os seus valores e proporcionem oportunidades para crescer e contribuir de forma significativa.

A geração Z, conhecida por seu pragmatismo e espírito empreendedor, prioriza flexibilidade, autonomia e experiências autênticas. Estão mais inclinados a questionar as estruturas tradicionais e a procurar impacto imediato nos seus papéis. A sua fluência digital e adaptabilidade tornam-nas adequadas para funções que exigem inovação e rápida resolução de problemas

Colaboração e Intercâmbio de Conhecimento

A colaboração entre a Geração Z e os Millenials apresenta uma oportunidade única para a troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Os Millenials, com sua experiência a navegar pela incerteza econômica e pela irrupção tecnológica, podem oferecer mentoria e orientação aos profissionais da Geração Z que entram no mercado de trabalho.

Por outro lado, a Geração Z traz novas perspectivas, conhecimento técnico e uma profunda compreensão das tendências digitais que podem rejuvenescer processos estagnados e impulsionar a inovação dentro das empresas. A sua capacidade de se adaptar rapidamente às novas tecnologias e à dinâmica do mercado pode ajudar as empresas a manterem-se ágeis e competitivas num cenário em rápida evolução.

Ao promover uma cultura de respeito mútuo, comunicação aberta e aprendizagem contínua, as empresas podem aproveitar os pontos fortes coletivos de ambas as gerações para enfrentar desafios complexos e aproveitar as oportunidades emergentes.

Desafios e mal-entendidos

Apesar dos seus valores compartilhados e conjuntos de habilidades complementares, a Geração Z e os Millenials podem encontrar desafios e mal-entendidos no local de trabalho. Diferenças nos estilos de comunicação, preferências de trabalho e expectativas podem levar a atritos e ineficiências se não forem abordadas de forma proactiva.

Os Millenials, acostumados à tomada de decisões colaborativas e à construção de consensos, podem perceber o estilo de comunicação direta da geração Z e a preferência pela autonomia como insubordinação ou falta de respeito pela autoridade. Por outro lado, a Geração Z, acostumada a feedback e reconhecimento instantâneos, podem ver os Millenials como tolerantes ou pouco ambiciosos.

Corrigir estas lacunas requer empatia, adaptabilidade e vontade de abraçar a diversidade de pensamento e experiência. Incentivar o diálogo aberto, oferecer oportunidades de colaboração intergeracional e aproveitar a tecnologia para facilitar a comunicação pode promover a compreensão e fortalecer as relações de trabalho entre a Geração Z e os Millenials.

“À medida que a Geração Z continua a entrar no mercado de trabalho em maior número e os Millenials assumem papéis de liderança, a relação entre essas duas gerações moldará o futuro do trabalho. Abraçar a diversidade geracional, promover ambientes inclusivos e aproveitar os pontos fortes únicos de cada geração são essenciais para construir empresas resilientes e preparadas para o futuro”, refere François, Country Director da Robert Walters.

Ao reconhecer e celebrar as contribuições da Geração Z e dos Millenials, as empresas podem criar locais de trabalho onde cada indivíduo se sinta valorizado, capacitado e inspirado a fazer contribuições significativas. Juntos, eles podem impulsionar a inovação, impulsionar o crescimento e redefinir os limites do sucesso no cenário em constante evolução do local de trabalho moderno.