CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Escritórios

GRC IM entra em Portugal para investir e gerir 200 milhões de euros no mercado imobiliário ibérico

29 de março de 2023

A entidade tem já sob gestão 180 milhões de euros e está no mercado à procura de oportunidades para aumentar o seu portefólio em Portugal e Espanha.

A GRC IM, sociedade gestora de investimento imobiliário, arranca com as suas operações cobrindo o mercado ibérico e contando, desde o início, com presença em Lisboa e Madrid. Enquanto gestora independente de investimento e financiamento imobiliário, a GRC IM actua como parceiro de operações local com o objectivo de identificar e estruturar oportunidades, criando valor nos activos a médio e longo prazo. “Podemos actuar em diversas classes de activos e diferentes estratégias tanto de “equity” como de dívida, criando estruturas à medida para cada investidor”, explica Kaho Ha, Sócio e CEO da Global Realty Capital Investment Managers (GRC IM). 

De referir que os acionistas da GRC IM são Kaho Ha, que era responsável pela direcção de investimento da Fosun Property na Europa e possui uma larga experiência internacional. Alberto González, desenvolveu a sua carreira em algumas das principais companhias europeias de imobiliário como a Rodamco e a British Land, bom como em gestoras de fundos como a Patrizia e a Meridia Capital. Walter Fábregas, acumula uma vasta experiência em Portugal e Espanha, tendo sido director de Capital Markets de Portugal da JLL, e posteriormente criado a sua própria boutique de assessoria imobiliária, a Auric Partners. Javier Boccherini, era o responsável pela área de “Legal Counsel” da JLL para o sul da Europa e co-fundador da Auric Partners e João Costa Oliveira, que tem a responsabilidade do mercado português, está há mais de 20 anos dedicado à gestão de projectos de investimento imobiliário, desde a aquisição até ao desenvolvimento final, contando com uma ampla experiência no sector da construção.

“A abertura do escritório em Lisboa, a par de Madrid, permite-nos contar, desde já, com uma equipa local, em Lisboa e no Porto, de forma a identificar e gerir as melhores oportunidades imobiliárias do mercado nacional”, e que irá crescer à medida do investimento, adianta João Costa Oliveira, Partner responsável pelo mercado nacional.

De acordo com Alberto González, responsável pelos investimentos e asset management, “o nosso foco é a busca de ativos nos quais aportemos valor e onde possamos aplicar a nossa experiência, oferecendo aos investidores um acesso privilegiado a operações que maximizem o retorno através da gestão proativa e transformadora”.

A GRC IM dispõe de diversas fontes de capital entre as quais se destacam os investidores institucionais para projetos acima de 30 milhões de euros, e investidores privados para investimentos de menor volume.

“Analisamos operações para todos os perfis de risco, sendo a nossa prioridade investir de forma responsável, atuar com prudência e profissionalismo, aplicando um rigoroso processo de investimento e contando com os assessores mais qualificados”, adianta Walter Fábrega, responsável pelos investimentos.

Entre os ativos que a sociedade tem já sob gestão contam-se dois empreendimentos imobiliários de habitação, compreendendo 90 casas, em Bilbau e Madrid, bem como a gestão de uma carteira de 150 milhões de euros de crédito imobiliário da Rocket Internet (um fundo de tecnologia de origem alemã). A sociedade está também a financiar um projeto de escritórios no distrito @22 em Barcelona para a Bain Capital, um fundo institucional de origem americana.

A GRC IM cobre todas as etapas de investimento imobiliário através de um modelo de negócio integrado: identificação, execução, promoção, gestão e reinvestimento, assente num conhecimento profundo do mercado local. Além disso, oferece soluções de crédito com condições personalizadas. “Proporcionamos um financiamento flexível a promotores e investidores, com o objectivo de os ajudar a atingir os objetivos das suas operações imobiliárias”, assinala Javier Boccherini, que assume a área legal e financeira.