CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Fundos da Corum Investments superam objectivos

16 de janeiro de 2024

Os fundos geridos pela Corum Investments superaram os objectivos de desempenho previstos para 2023, apresentando rendibilidades de quase 5,40% para o Corum XL e 6,06% para o Corum Origin. “Num ano marcado por aquisições recorde de activos imobiliários, a gestora francesa, Corum Butler, captou cerca de 1,2 mil milhões de euros junto dos aforradores europeus, apresentando-lhes resultados que permitiram que os seus investimentos garantissem retornos superiores à inflação” - refere a empresa em comunicado.

O objectivo dos gestores da Corum para 2023 era de conseguirem oferecer retornos de 6% para o Fundo Corum Origin, e 5% para o Fundo Corum XL.

Miguel Costa Santos, Country Manager da Corum em Portugal, explica as razões do sucesso: "A estratégia de diversificação geográfica e sectorial no imobiliário, conjugada com uma gestão muito próxima dos activos, permitiu aos fundos Corum mostrarem a resiliência da nossa estratégia de investimento", adianta.

Em 2023, a Corum realizou 25 investimentos imobiliários, que se traduzem num montante global de investimento de mil milhões de euros em imóveis, com um prazo médio de contrato de arrendamento de 9,5 anos e com rendimento na aquisição superior a 9% no fundo Corum Origin, e perto de 7% no Corum XL.

O Grupo Corum Butler gere cerca de 7,5 mil milhões de euros de mais de 120 mil clientes, mais 20 mil que no ano anterior, tendo captado cerca de 1,2 mil milhões de euros junto dos aforradores em 2023. Os fundos imobiliários da Corum chegam ao fim de 2023 com mais de 6 mil milhões de euros sob gestão.


Alguns dos activos adquiridos pela Corum Investments em 2023


Previsões para 2024

"Em 2024, antecipamos mais um ano positivo para os compradores com maior disponibilidade para investir, tendo em consideração que o nível das taxas de juro se manterá elevado. Neste contexto, estarão criadas as condições para a Corum aplicar os fundos captados em imóveis com melhores condições para continuarmos a atingir os objectivos e gerar valor para os acionistas dos nossos fundos", acrescenta Miguel Costa Santos.

Com o objectivo de alargar a acessibilidade às remunerações que a Corum tem vindo anualmente a entregar aos accionistas dos seus fundos, em 2024, deverá ser aberta a distribuição dos mesmos aos balcões dos bancos nacionais. A abertura de novos canais de distribuição contribuirá para a democratização do acesso a novos instrumentos de poupança por parte dos portugueses.

Recorde-e que o “investimento em acções dos fundos da Corum não tem limitação de valor investido. Cada acção do Fundo Origin tem um valor de 1.135 euros e do Fundo XL de 195 euros, podendo o cliente fazer entregas mensais programadas, de valores acima de 50 euros.

Os fundos sob gestão da Corum contam com investimentos em 17 países europeus e no Canadá, em mais de 200 imóveis (16 deles em Portugal), de diversas tipologias, nomeadamente supermercados, armazéns, hotéis, escritórios, arrendados a mais de 400 empresas em diversos setores de actividade. A taxa de ocupação ultrapassa os 97% - sublinha a empresa.