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Flexibilidade no local de trabalho subiu na lista de prioridades dos colaboradores

 

Flexibilidade no local de trabalho subiu na lista de prioridades dos colaboradores

14 de abril de 2025

As modalidades de trabalho estão a sofrer uma mudança sísmica à medida que os trabalhadores e as organizações continuam a explorar várias abordagens ao trabalho no escritório, remoto e híbrido. O trabalho a partir de qualquer lugar, (Working From Anywhere, WFA) é um conceito em que os trabalhadores têm a flexibilidade de trabalhar literalmente a partir de qualquer local (incluindo em outras regiões ou países), em vez de estarem vinculados a um local específico.

A flexibilidade no local de trabalho subiu na lista de prioridades dos colaboradores e muitos esperam que os empregadores se adaptem em conformidade. Uma pesquisa efectuada pela SAP Concur e e Deloitte revela que uma política de WTA pode ter um efeito extremamente positivo na felicidade dos colaboradores. Atualmente, três em cada quatro pessoas (76%) concordam que trabalhar a partir de qualquer lugar aumenta a sua satisfação no trabalho - com 59% dos líderes de Recursos Humanos e Financeiros a concordarem com estes colaboradores[1]. O estudo sugere ainda que as organizações que tenham uma política de WFA estão mais bem posicionadas para atrair talentos, na medida em que 44% dos colaboradores afirma que deixaria uma empresa por outra que permitisse trabalhar a partir de qualquer lugar.

Além disso, o impulso para uma maior flexibilidade é tão forte que os funcionários estão aparentemente preparados para resolver o problema com as suas próprias mãos e realizar o trabalho remoto sem autorização. A pesquisa da SAP Concur mostrou que, em 2023, quase um em cada cinco (18%) funcionários conscientemente “trabalharam de qualquer lugar” (definido como trabalhar remotamente de um país diferente daquele onde estão empregados) sem informar o seu empregador. Além disso, mais de metade dos trabalhadores (58%) acredita que seria fácil declarar incorretamente o número de dias em que trabalha no estrangeiro, o que poderia expor os seus empregadores a riscos de vários tipos.

Descodificar o novo mundo do trabalho

A SAP Concur discutiu a abordagem das políticas de WFA e os desafios regulamentares associados com a consultora Deloitte e analisou a forma como as organizações tentam superar estes desafios e de que forma a tecnologia pode ser usada para permitir uma maior flexibilidade.

“Navegar nestes regulamentos requer um conhecimento detalhado da legislação local e uma abordagem proactiva ao cumprimento.”, sustentou Joe Logudic Emerging Workforce Global Leader. E acrescentou: "As empresas também beneficiam se pensarem de forma holística; as leis de imigração, as regras fiscais e os requisitos de dever de diligência, por exemplo, estão muitas vezes mais interligados do que se poderia esperar. O não cumprimento destas várias regulamentações pode ter consequências significativas, incluindo sanções financeiras, danos à reputação e responsabilidades legais".

Para a Deloitte, o WFA proporciona inúmeras vantagens para os trabalhadores e empregadores, mas também acarreta uma série de desafios de conformidade no local de trabalho remoto. Estes incluem considerações relativas à imigração e à legislação laboral, risco fiscal para as empresas, imposto sobre o trabalho e segurança social, bem como requisitos adicionais de registo e conformidade do colaborador e da entidade patronal, entre outros.

Por outro lado, Fatima Johnston, Emerging Workforce Director  da Deloitte, sublinhou que, tendo em conta o ambiente regulamentar que envolve a AMF, “é imperativo que as empresas estabeleçam políticas e processos claros para garantir a conformidade em toda a organização. Isto implica não só a compreensão dos requisitos regulamentares, mas também a implementação de práticas sólidas de gestão da mudança para facilitar uma adaptação sem problemas às novas normas de conformidade”. Além disso, as empresas devem considerar planos de contingência e procedimentos de escalonamento para resolver quaisquer problemas de conformidade que possam surgir, minimizando o risco de sanções financeiras ou responsabilidades legais.

Encontrar o equilíbrio adequado entre a flexibilidade do colaborador e a conformidade do empregador e a gestão da força de trabalho é um ato de equilíbrio delicado que só aumenta em complexidade quando a flexibilidade se estende além das fronteiras. O aumento dos pedidos de WFA está a exercer uma pressão adicional sobre as empresas para que avaliem os riscos regulamentares e de conformidade, ocupando tempo de vários intervenientes na organização e exigindo processos e políticas adicionais para proteger a empresa.

Desafios regulamentares

O aumento do WFA traz uma série de desafios de conformidade para as organizações, mas a maioria dos funcionários não tem conhecimento dos mesmos. De acordo com a investigação da SAP Concur, enquanto 68% dos líderes financeiros estão preocupados com as implicações fiscais da AMF, apenas 8% dos colaboradores estão preocupados com as penalizações para si próprios ou para a sua entidade patronal por terem, sem saber, negligenciado os regulamentos fiscais enquanto “trabalhavam a partir de qualquer lugar”.

Políticas de WFA claramente redigidas, com as devidas protecções e processos de educação e comunicação associados, são essenciais para garantir que os funcionários compreendem as suas responsabilidades, bem como quaisquer restrições e limitações para gerir o risco. O envolvimento dos colaboradores nos riscos, bem como nos benefícios, da WFA encorajá-los-á a serem mais transparentes sobre os seus acordos de trabalho, ajudando também a proteger a empresa.

O papel da tecnologia na racionalização dos processos

Muitas organizações introduziram processos de aprovação interna para gerir os pedidos de AMF, mas dependem frequentemente da revisão manual e da execução de quaisquer ações de conformidade, por exemplo, registos de destinos específicos. Isto cria um desafio significativo para os líderes financeiros e gestores de RH encarregues de gerir a conformidade. De acordo com um estudo da SAP Concur, 54% dos líderes de RH concordam que dependem demasiado de processos manuais, o que realça a necessidade premente de uma maior automatização e digitalização.

As soluções tecnológicas inteligentes podem permitir que as organizações acompanhem as localizações e atividades dos funcionários, utilizando dados de pedidos de viagem, reservas e despesas para apoiar a conformidade - ao mesmo tempo que facilitam os pesados processos manuais de análise de casos. Os departamentos financeiro e de RH podem dar aos seus colaboradores aprovação imediata para trabalharem remotamente ou fazerem planos de viagem, permitindo-lhes concentrarem-se no que é importante.

Ao tirar partido das soluções tecnológicas, as empresas podem adaptar-se de forma mais eficiente ao mundo do trabalho em constante evolução. Estas soluções não só simplificam os processos de conformidade, como também fornecem informações e análises valiosas para informar a tomada de decisões estratégicas, proporcionando um maior valor para a empresa.

Permitir que as empresas se adaptem ao futuro do trabalho

Muitos trabalhadores encaram agora o trabalho com horário flexível como uma parte inalienável da sua vida profissional, estando alguns preparados para adotar este modelo de trabalho em quaisquer circunstâncias. Como o WFA veio para ficar, as organizações podem educar a empresa e os colaboradores sobre os riscos de conformidade com o WFA e procurar implementar ou evoluir as suas políticas e processos de WFA no âmbito de um quadro de risco gerido para proporcionar flexibilidade, protegendo simultaneamente a empresa.

[1] A SAP Concur encarregou a Coleman Parkes de falar com 835 decisores, 835 decisores financeiros e 1670 funcionários no Benelux (Bélgica e Países Baixos), DACH (Alemanha e Suíça), França, Itália, países nórdicos (Dinamarca, Finlândia e Suécia), Espanha e Reino Unido. Este estudo foi realizado em julho de 2023.