CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Fidelidade vende fundo Saudeinvest ao grupo francês Icade por 200 M€

28 de dezembro de 2021

A Icade Santé e a Icade Healthcare Europe, do grupo francês Icade, líder no sector imobiliário da saúde na Europa, adquiram à Fidelidade o fundo de investimento imobiliário fechado Saudeinveste, detentor de um portefólio de imóveis composto por quatro unidades hospitalares privadas em Portugal, por mais de 200 milhões de euros.

A CBRE Capital Advisors actuou enquanto assessor imobiliário exclusivo da Fidelidade na venda. A transacção contou com uma equipa multidisciplinar da CBRE Portugal, Espanha, Reino Unido e Países Baixos.

Este portefólio inclui três hospitais operados pelo Grupo Lusíadas em Lisboa, Porto e Albufeira, e ainda o Hospital São Gonçalo de Lagos, gerido pelo Grupo HPA Saúde.

Localizadas em zonas centrais, as quatro unidades hospitalares têm uma área total de 90.000 m² e mais de 300 camas. Com um bom desempenho em classificações internacionais, cobrem uma ampla gama de especialidades médicas e apresentam equipamentos de última geração. Os activos do Porto e de Lisboa estão entre os melhores estabelecimentos de saúde do País.

Esta operação marca a entrada da divisão de saúde da Icade no mercado imobiliário de saúde em Portugal e insere-se na estratégia de expansão da empresa nos mercados do Sul da Europa, após a recente aquisição de hospitais em Itália.

Para Igor Borrego, Director de Capital Advisors da CBRE Portugal, esta foi uma transacção muito relevante para o sector em Portugal, quer pela dimensão, quer pela yield recorde. “Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado para o nosso cliente, mas também pela estreia em Portugal de um player tão importante no sector como a Icade. Foi uma transacção bastante concorrida e que, dado o contexto de pandemia em que vivemos, apenas foi possível com uma grande coordenação e cooperação entre as partes envolvidas”, sublinha.