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Madrid-Barajas Terminal 2 - Foto AENA

Madrid-Barajas Terminal 2 - Foto AENA

Espanha vai ampliar aeroporto de Madrid

26 de janeiro de 2024

Enquanto por cá continuamos enredados na discussão arrastada da futura localização do novo aeroporto de Lisboa, em Espanha, «nuestros hermanos» não perdem tempo.

O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, acaba de anunciar esta sexta-feira que o investimento para a ampliação do aeroporto de Barajas, em Madrid, ascenderá a 2,4 mil milhões de euros, o que permitirá aumentar a sua capacidade para 90 milhões de passageiros até 2031.

Sánchez fez este anúncio na feira de turismo Fitur, que decorre na capital espanhola até domingo.


Foto de Ralf Roletschek em Wikimedia


Segundo a Aena, empresa que gere os principais aeroportos do país vizinho, O Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas registou o maior número de passageiros em 2023 com 60.220.984, representando um crescimento de 18,9% em relação a 2022, seguido de Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, com 49.909.544 (+19,9% em relação a 2022); Palma de Maiorca, com 31. 105.987 (+8,9%); Málaga-Costa del Sol, com 22.344.373 (+21,1%); Alicante-Elche Miguel Hernández, com 15.747.678 (+19,2%); Gran Canaria, com 13.961.638 (+12,4%); Tenerife Sur, com 12.337.244 (+14%); e Valência, com 9.948.141 (+22,6%).

O aeroporto de Madrid começou  operar, ainda em construção, em Abril de 1930 , mas nos final da dácada de 40 a aerogare já tinha três pistas em funcionamento. O Terminal Nacional, actual T2, começou a ser construído em 1954 e foi inaugurado nesse mesmo ano. Nos anos de 1970, com o auge do turismo e a chegada do Boeing 747, o aeroporto alcança os 4 milhões de passageiros, e inicia a construção do terminal internacional (actual T1).

Depois de várias obras expansivas intercalares, o grande investimento de amplicação ocorre já no início do séc. XXI. A nova área terminal consistiu na construção dos novos terminais T4 e o seu satélite, o T4-S. O Terminal 4 tem 470 000 m², 38 posições de contacto e a capacidade para 35 milhões de passageiros por ano, enquanto o edifício satélite tem 290 000 m², 26 posições de contacto e a capacidade para 15 milhões de passageiros por ano.


Foto de Ralf Roletschek em Wikimedia


Foto de Manuel Gómez em Wikimedia