CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto de StockSnap - Pixabay

Espanha: Jovens com menos de 35 anos vão poder comprar casa com 100% de financiamento

9 de maio de 2023

Com as medidas que deverão hoje ser aprovadas em Conselho de Ministros, os jovens já não terão que arcar com, pelo menos, 20% do preço do imóvel como entrada.

A dois dias do começo da campanha eleitoral para as eleições municipais e autonómicas em Espanha, que terão lugar no dia 28 de Maio, e a sete meses das eleições legislativas, o Governo presidido por Pedro Sanchez, anuncia sucessivos projectos de construção de habitação pública. A habitação, tal como em Portugal, tornou-se um dos temas mais «calientes» da sociedade, em torno do qual se centra agora boa parte da campanha eleitoral.


Governo de Espanha - Foto de Família - La Moncloa


Em busca do votos dos mais jovens, seguramente - afinal os que na sociedade mais sofrem com o preço vertiginoso das habitações e dos arrendamentos -, o presidente do Governo de Espanha tem vindo a promoter nas suas aparições públicas o compromisso de construir cada vez mais habitações, em consonância com a aprovação de uma nova lei sobre a matéria.

O último Conselho de Ministros antes do arranque da campanha eleitoral, que hoje tem lugar, tem, mais uma vez, a habitação como principal protagonista. O governo de coligação PSOE-Podemos vai debater e previsivelmente aprovar uma nova linha de garantias através do Instituto de Crédito Oficial (ICO) para garantir 20% da hipoteca na compra da primeira casa para jovens com menos de 35 anos.

A medida que o Governo de Pedro Sanchez irá aprovar hoje consiste na concessão de um empréstimo do ICO para cobrir 20% da hipoteca dos beneficiários, uma percentagem importante tendo em conta que os bancos normalmente cobrem um máximo de 80% da compra de uma casa, pelo que os clientes têm de contribuir com os restantes 20% para pagar a entrada da casa, bem como mais 10% em impostos. Assim, com o novo auxílio, os beneficiários poderão financiar 100% da compra sem correrem qualquer risco no investimento da sua nova propriedade.