CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudar na Escola Básica de São Bernardo até parece fácil

13 de agosto de 2021

Estudar na Escola Básica de São Bernardo, em Aveiro, até apetece aos mais velhos. O projecto de substituição de oito salas de aula do ensino básico transformou o espaço escolar num verdadeiro paraíso para os jovens alunos. 

O projecto arquitectónico ficou a cargo do ARTE TECTóNiCA, do arquitecto João Cassiano Santos e que explica: Há cerca de uma década que a extensão para ensino básico abrigava num pavilhão pré-fabricado, agora reutilizado em pátio coberto.

Localizado entre o refeitório e o ginásio, o terreno disponível, de forma retangular, está orientado aproximadamente Este / Oeste. Foi proposto um volume com 2 pisos, entrada do exterior autónoma e cobertura em telhado, uma vez que Aveiro é dos distritos com maior pluviosidade em Portugal.

Para além das oito salas de aula, do programa faziam parte, uma sala de professores e uma sala de ginástica.

Justapondo “espaços servidos” e “espaços servidores” (op. cit. Louis Kahn), o conceito desenhado foi o de consagrar a exposição Norte às salas de aula, e de distribuir os espaços servidores ao longo do corredor central, dimensionado com largura suficiente para ter cacifos individualizados.

Esta via de distribuição horizontal reproduz-se em ambos os pisos, sendo ligada por escada larga, a partir do átrio de entrada, com pé direito duplo. A planta é aproximadamente rectangular “de risca ao meio”, com os recortes da fachada
setentrional rigorosamente expostos ao Norte geográfico, para receber a luz perfeita, sem incidência solar.

A entrada excepciona a ortogonalidade Este / Oeste para receber o passadiço segundo um eixo a 45º. A cobertura articulada em quatro águas permite desenhar uma silhueta em dois volumes justapostos com os equipamentos de conforto térmico e painéis solares escamoteados do peão.

A opção por telha branca uniformiza pela cor os dois volumes, enquadrados pelos passadiços exteriores em Thermoclear azul, acrescentando à opacidade da massa construída a leveza dos alpendres translúcidos em azul céu.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Escola Básica de São Bernardo, Aveiro
Atelier de Arquitectura: ARTE TECTóNiCA
Arquitecto responsável: João Cassiano Santos
Website: www.artetectonica.com
Localização: Aveiro
Ano de conclusão da obra: 2020
Área total construída (m2): 4375 m²
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website : www.ivotavares.net