CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Antigo armazém de cereais transforma-se na Casa Bonança em Lagos

29 de outubro de 2021

A Casa Bonança resulta da reabilitação de um antigo armazém de cereais, cujo generoso pé-direito permite a fruição de três pisos francamente abertos, com espaços vazados e comunicações verticais soltas.

Localizada em Lagos, no Algarve, este projecto tem a assinatura do arquitecto algarvio Mário Martins.

"Esventra-se parte do interior do edifício, para criar um pátio ajardinado, com uma piscina sobrelevada. Remove-se parte da cobertura, mantendo a sua estrutura de madeira solta, ao ar livre, como vértices do volume original e como enquadramento de um céu infinito, para onde se prolonga o olhar, numa profunda relação de intimidade. Ao contrário da privacidade que se estabelece com a rua, pela opacidade das espessas paredes do edifício original, onde apenas as também originais fenestrações cumprem o dever de filtrar esse compromisso visual casa/rua", lê-se na memória descritiva.

De acordo com a equipa de projectistas, "as parede exterior mantém-se, mas o edifício descola-se desta, libertando essa 'pele' para estabelecer a relação do passado com o futuro e do espaço íntimo com o espaço público da cidade".  

Promove-se uma “desconstrução” para criar negativos ou vazios, sob a forma de pátios inesperados, subtilmente delimitados pelas memórias do lugar. 

Ficha Técnica:

Nome: Casa Bonança

Data: 2018-2020

Localização: Lagos, Portugal

Área: 423 m2

Arquitetura: Mário Martins / www.mariomartins.com

Equipa: André Coutinho; Mariana Franco; Rita Rocha; Sónia Fialho; José Furtado; Gonçalo Guimarães; So Yeon Lim; Thais Bressiani; Helder Lima

Fotografia: © Fernando Guerra / FG+SG / www.ultimasreportagens.com

Vídeo: Building Pictures

Engenharia: Nuno Grave Engenharia

Contrução: Marques Antunes Engenharia