Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Entrevistas
Roca aposta numa estratégia circular de água

 

Roca aposta numa estratégia circular de água

11 de abril de 2022

Se a sensibilização para a eficiência energética já faz parte da consciência colectiva, a eficiência hídrica começa agora a ser levada a sério. Não é por acaso que a falta de chuva toma proporções alarmantes e é necessário sensibilizar para uma eficaz utilização da água que consumimos. Não podemos esquecer que a quantidade de água doce produzida pelo seu ciclo natural é hoje basicamente a mesma que em 1950 e que deverá permanecer inalterada até 2050 e que apesar de 75% da superfície do planeta ser recoberta por massas líquidas, a água doce não representa mais do que 3% desse total. Daí que o slogan, ‘Poupe água’, nunca será demais para sensibilizar quem pense que a água é inesgotável.

Sendo a água o principal recurso para o seu trabalho, a Roca, tem vindo a alertar para este tema. Em 2022 lançou a sexta edição de 2022 do One Day Design Challenge, este ano em formato online. A marca já investe neste projecto há vários anos, uma iniciativa que faz parte da sua estratégia orientada para a preservação de recursos, nomeadamente a água. Esta iniciativa tem o propósito de sensibilizar as camadas mais jovens da sociedade para temas como a sustentabilidade e a preservação da água potável – um recurso escasso e precioso. A Roca faz esse apelo através do desafio à criatividade de jovens interessados nas áreas do design, da arquitetura, etc.

Trata-se de um desafio de Design Express em que a sustentabilidade dá o mote. Os concorrentes enfrentam o desafio de desenhar, em apenas um dia, novas soluções para o espaço de banho que tenham em consideração os grandes desafios da atualidade e promovam um futuro mais sustentável e consciente.

Em entrevista ao Diário Imobiliário Jorge Vieira, Managing Director da Roca em Portugal, explica que implementou uma estratégia circular de água.

Num momento de maior sensibilização para a preservação da água potável a Roca tem vindo a trabalhar para esse objectivo. De que forma têm direccionado para essa sensibilização?

O Grupo Roca está consciente do ambiente e respectivos recursos. Por esta razão, desenvolve tecnologias e produtos sustentáveis, que possibilitam a poupança de água e de energia, reduzindo a pegada ambiental que os seus produtos e a sua utilização podem gerar. Promove ainda várias iniciativas através da Fundação We Are Water, com o objectivo de contribuir para a resolução de problemas decorrentes da falta de água e saneamento, em todo o mundo.

Neste sentido, no espaço Roca Lisboa Gallery, promovemos também webinares sobre diversos temas da actualidade, destinados a todos que se revejam nestes problemas. No passado dia 23 de março o tema foi “Água Subterrânea: Visão Ecossistémica do Ciclo da Água.” Todos os meses há diversos temas de importância extrema para o nosso ecossistema que são discutidos assim como também são apresentadas novas soluções que contribuem para um menor impacto no nosso planeta.

Por outro lado, o Roca One Day Design Challenge vem responder também a esta preocupação. Todos os anos o Grupo Roca organiza este desafio alinhado com os objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que tem como principal objectivo promover a importância do design face aos principais desafios globais, como a emergência climática e as novas realidades em todo o mundo.

Neste contexto, os concorrentes apresentam soluções que conciliam o design do espaço de banho, a funcionalidade e a sustentabilidade, nomeadamente, ao nível da água. Queremos com esta iniciativa, sensibilizar, em particular, os mais jovens, para a urgência deste tema na nossa sociedade, em geral, e para o sector, em particular.

Sendo também uma empresa que trabalha directamente com esse recurso, tem vindo também a produzir produtos mais eficientes. Nesse sentido qual tem sido a estratégia definida?

O Grupo acaba de lançar um plano de eficiência hídrica estabelecendo, juntamente com a empresa Veolia Water Technologies Ibérica, dois processos de produção, um para louça sanitária e outro para torneiras, nas unidades de Settat (Marrocos) e Eskisehir (Turquia), onde serão realizadas duas acções-piloto no âmbito de um plano global de auditoria ao ciclo integrado de água nas fábricas do Grupo.

De forma a alcançar os objectivos foi implementada uma estratégia circular de água. O processo consiste em reduzir a utilização de água em todas as fases do processo de fabrico, evitando a utilização de fontes de água potável quando não for estritamente necessária: reciclando-a e controlando a sua utilização; segregando-a; quantificando-a e dando-lhe um valor; reutilizando-a e adaptando a sua qualidade a cada utilização específica para recomeçar o ciclo. A este sistema dá-se o nome de sistema dos 6R: Reutilização, Reciclagem, Recuperação, Regeneração, Reabastecimento e, consequentemente, Redução do consumo de água potável.

Este projecto tem dois objectivos específicos: reduzir o stress hídrico nas áreas onde o Grupo opera e preservar este recurso, otimizando a utilização circular do mesmo. Os processos de produção de louça sanitária e de torneiras são os que requerem uma maior quantidade de água.

É para nós essencial a constante procura de novos produtos e soluções que respondem também aos desafios da poupança de água. Um exemplo disso é a nossa solução W+W, onde a inovação e a tecnologia se juntam em benefício do avanço sustentável. Este conceito é uma soma de poupança de água e otimização do espaço. O seu inovador sistema, filtra a água do lavatório para reutiliza-la na sanita, permitindo uma eficiência na ordem dos 60% (na utilização da sanita), sem descurar o design e a elegância do conjunto.

Como tem sido a ligação e relacionamento com promotores e arquitectos para se construírem mais projectos imobiliários eficientes em termos hídricos?

Como indústria responsável, a sustentabilidade é transversal em todos os processos de fabrico e procuramos criar produtos e soluções que permitam ao utilizador o uso dos recursos de forma consciente na redução de consumos desnecessários. Também em termos dos nossos parceiros, procuramos encontrar e trabalhar com aqueles que partilham da nossa visão. Com o ciclo terminado, se o produto instalado é mais eficiente temos a garantia de projectos mais sustentáveis.

A eficiência energética tem tido mais destaque e apoio. O que é necessário alertar para que a eficiência hídrica seja também uma prioridade?

Recentemente a preocupação com a eficiência hídrica tem sido também um tema bastante debatido, infelizmente não pelas melhores razões. Temos enfrentado períodos de seca extrema e o recurso de água é cada vez mais escasso e precioso.

Enquanto fabricante de produtos para espaços de banho, a Roca procura dar resposta às emergências como a redução do consumo de água, através da inovação de produtos e de processos que garantam a utilização consciente deste recurso, assim como a preservação do meio ambiente.

Procuramos ainda promover o debate e a procura de soluções para o problema da escassez da água, através de diversas iniciativas da Fundação We Are Water e nos eventos que realizamos para a sociedade no Roca Lisboa Gallery, que asseguram a preservação deste recurso. É nossa missão continuar a dar visibilidade e o nosso contributo técnico para que este tema se mantenha entre as prioridades da sociedade.