CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

EY - ALLO

EY Portugal muda-se para o edifício ALLO

5 de abril de 2024

A EY Portugal muda de instalações para o edifício Alcântara Lisbon Offices (ALLO), um dos mais modernos e emblemáticos projetos imobiliários de Lisboa dos últimos anos.

O novo escritório da EY tem uma área de cerca de 8500 metros quadrados, distribuídos por quatro pisos, permitindo acolher os cerca de 2000 colaboradores da consultora, que irão sentir o impacto positivo da proximidade ao rio no work life balance.

Com a sustentabilidade ambiental, inovação, tecnologia e eficiência dos espaços a marcar o conceito base do edifício, o projecto de design de interiores tem na sua génese “Lisboa, Urban Vibe, Progressive”, posicionando-se como um “escritório do futuro”.


EY - ALLO

“A EY tem vindo a crescer consistentemente e esta mudança representa um passo estratégico que reflete o nosso compromisso contínuo com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria do ambiente de trabalho para os nossos colaboradores. A nova sede oferecerá instalações modernas, equipadas com a mais recente tecnologia e espaços projetados para fomentar a colaboração e partilha de conhecimento”, refere Miguel Farinha, Country Managing Partner da EY Portugal, Angola e Moçambique. “Estamos confiantes de que este novo ambiente não só melhorará a eficiência operacional, mas também proporcionará uma experiência enriquecedora aos nossos colaboradores, clientes e parceiros de negócios, assim como à comunidade envolvente onde o edifício se insere”, adianta o líder da EY.

De fora para dentro, o novo escritório da EY é uma espécie de visita guiada por Lisboa, que vinca o projecto de design de interiores. Para quem visita a EY no ALLO, encontra um espaço repleto de simbolismos lisboetas: a calçada portuguesa, elementos alusivos ao mar e ao rio, os característicos elétricos, os quiosques, a Ponte 25 de Abril, as arcadas, os claustros, a luz e as cores da cidade – o amarelo, o azul, o rosa –, convergindo com as cores mais terrenas dos beges e castanhos, presentes nas madeiras, no mobiliário, na decoração e nos detalhes.

Na nova casa da EY, os pisos 0, 1 e 2 acolhem áreas de trabalho colaborativas e versáteis, salas de caráter mais formal, espaços de concentração e zonas sociais. O piso 4 é o espaço dedicado aos clientes, com áreas de recepção, espaços para situações formais de trabalho, como reuniões, espaços para workshops com clientes e ainda espaços de refeição.


EY - ALLO

Os visitantes do ALLO podem usufruir de infraestruturas comuns, não só à EY mas a ambos edifícios, o que inclui uma sala multiusos para cocktails, reuniões, yoga, etc., balneários, parking com carregadores elétricos e com lugares para viaturas ‘light mobility’, como bicicletas e trotinetes, bem como um restaurante com esplanada na praça central e um rooftop (neste caso, de uso exclusivo para cada edifício). Ao nível das amenities disponibilizadas aos utilizadores dos edifícios destacam-se os serviços de concierge e uma app interativa que pretende fomentar a ligação entre e com os utilizadores, potenciando o networking. 

O ALLO é um projecto orientado para o bem-estar das pessoas e para a sustentabilidade ambiental, já com certificações atribuídas, entre as quais: WELL Gold, que reconhece e promove a relação entre o edifício e os seus ocupantes; LEED Gold, para edifícios altamente sustentáveis que promovem a eficiência energética e o desempenho ambiental, contribuindo para reduzir a pegada carbónica, e WIREDSCORE, que reconhece internacionalmente o nível de conectividade digital de um edifício, com o objectivo de garantir que os edifícios têm a infraestrutura digital em que as empresas actuais confiam e as empresas de amanhã procuram. O ALLO foi o primeiro edifício de escritórios, em Portugal, a receber a certificação WiredScore Platinum, nível mais elevado desta certificação, considerando o seu nível excecional em termos de conectividade digital. 


EY - ALLO

O edifício ALLO ganhou o “Prémio Sustentabilidade”, nos Prémios Construir 2023; o “Melhor Empreendimento de Construção Nova – Escritórios”, nos Prémios do Imobiliário Expresso/SIC Notícias 2023 e recebeu “Menção Honrosa em Equipamentos Coletivos”, no Prémio Nacional do Imobiliário 2024. “A firme vontade em exponenciar os níveis de conforto, experiência e bem-estar dos nossos colaboradores, aliada à modernidade e sustentabilidade do edifício, assim como as características da localização, foram apenas algumas das razões que motivaram a EY a escolher o ALLO para ser a ‘sua nova casa’”, acrescenta Miguel Farinha. 

O novo escritório da EY localiza-se na zona ribeirinha de Lisboa, em Alcântara, uma área privilegiada da cidade que tem vindo a revelar-se como uma nova centralidade do mercado de escritórios da capital, pela oferta diferenciadora em termos de lazer, serviços de apoio (supermercados, farmácias, restaurantes, pavilhões desportivos, entre outros) e acessibilidade, como autocarro, comboio e elétrico.