Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Dajas Douro Valley: de quinta familiar a turismo rural em expansão

 

Dajas Douro Valley: de quinta familiar a turismo rural em expansão

18 de setembro de 2025

O Dajas Douro Valley, localizado em Sande, no concelho de Marco de Marco de Canavezes, no coração do Douro, começou como uma quinta privada adquirida por David de Almeida Martins, que sempre sonhou viver em comunhão com a região. Inicialmente contava apenas com a Casa do Rio, transformada em turismo rural pela filha Alexandra, apaixonada por hotelaria, e pelo marido Artur, que delineou o projecto turístico. 





Desde então, a propriedade passou a receber hóspedes de todo o mundo, oferecendo experiências familiares, desde brincadeiras no campo de futebol e casa da árvore até momentos de lazer na piscina.


Uma experiência provavelmente replicável noutros pontos do país.

O projecto cresceu com a reabilitação de casas em ruínas em redor, incluindo a antiga escola primária, a casa da professora e habitações dos trabalhadores da quinta, totalizando agora oito unidades que combinam características originais com conforto moderno. A quinta também recuperou minas de água, tanques de regadio e 2 hectares de cultivo de limões e árvores de fruto, além da reintrodução de animais, recriando a vida rural tradicional e preservando a memória do local.



Uma experiência provavelmente replicável noutros pontos do país. Transformar uma aldeia abandonada num projecto de turismo rural é uma oportunidade entusiasmante, mas exige planeamento cuidadoso e análise de múltiplos factores. Desde logo a localização, a viabilidade legal e urbanística, o levantamento das infraestruturas, o estado físico das construções, a sustentabilidade e o modelo de negócio, a acessibilidade e o impacto comunitário e social. Missão impossível? Claro que não. O exemplo do sedutor Dajas Douro Valley está aí para o comprovar.

Fotos: Dajas Douro Valley