Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Construção acelera e confirma trajectória de crescimento no 3.º trimestre

Imagem Freepik (IA)

Construção acelera e confirma trajectória de crescimento no 3.º trimestre

11 de dezembro de 2025

A actividade da Construção voltou a crescer no 3.º trimestre de 2025, confirmam as Contas Nacionais Trimestrais divulgadas pelo INE – sublinha e enfatiza a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Púlicas Nacional (AICCOPN) em comunicado. O Valor Acrescentado Bruto (VAB) do sector aumentou 2% em termos homólogos, prolongando a trajectória de expansão registada ao longo do último ano.
O investimento no sector mostrou um dinamismo ainda mais expressivo: o Investimento em Construção subiu 7% face ao período homólogo, superando largamente o crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo total (3,5%) e do PIB (2,4%).

O aumento da produção e da actividade empresarial reflecte-se em vários indicadores sectoriais, diz a AICCOPN. O emprego na Construção cresceu 4,2% no 3.º trimestre, alcançando cerca de 374 mil trabalhadores. Também o crédito às empresas do sector aumentou 8,3% em Outubro, para 6.835 milhões de euros.
O consumo de cimento reforça esta tendência positiva, com um crescimento acumulado de 1,8% entre Janeiro e Outubro, impulsionado pelos fortes aumentos de Setembro (14,8%) e Outubro (15,1%).


Imagem Freepik


No licenciamento municipal, foram aprovados 30.615 fogos em construções novas até Setembro, mais 21,1% do que no mesmo período de 2024. A área licenciada para habitação também cresceu 16,1% em termos homólogos.
Nas obras públicas, o ritmo mantém-se robusto. Até Outubro, os concursos lançados totalizaram 9.164 milhões de euros, mais 31% face ao ano anterior. Já os contratos de empreitada celebrados atingiram 6.885 milhões de euros, um aumento de 76%.
Os dados confirmam que a Construção continua a ser um dos motores mais activos da economia portuguesa em 2025 – sublinha a AICCOPN.