
Comissão Europeia oferece 900 passes de viagem a jovens portugueses
Mais de 40 000 jovens de 18 anos foram seleccionados no âmbito da iniciativa DiscoverEU da Comissão Europeia para descobrir a Europa de forma gratuita. Portugal conta com mais de 900 jovens seleccionados.
Além do passe de viagem, os participantes beneficiam de um cartão de descontos que proporciona milhares de reduções em atividades culturais, alojamento, transportes locais, alimentação e outros serviços. A DiscoverEU contribui igualmente para a iniciativa Bússola da Cultura para a Europa através da promoção dos itinerários culturais DiscoverEU, uma coleção de destinos europeus cuidadosamente selecionados para apreciadores de cinema, moda, gastronomia, belas-artes, etc. Uma parte do programa consistirá em sessões de informação antes da partida e em Encontros DiscoverEU. Um desses encontros terá lugar em Lião (França), em julho, no contexto da Semana Europeia da Juventude de 2026, com a participação de mais de 200 jovens viajantes de toda a Europa, centrando-se nos tópicos da solidariedade e da equidade.
A iniciativa DiscoverEU é um elemento fundamental do programa Erasmus+, promovendo a mobilidade dos jovens, as viagens respeitadoras do ambiente, o intercâmbio cultural e a unidade europeia. A presente edição celebra os 40 anos das viagens pela Europa sem fronteiras, na sequência do Acordo de Schengen.
"A iniciativa DiscoverEU possibilita a milhares de jovens europeus explorar o nosso continente, conhecer novas pessoas e experienciar diretamente a importância da livre circulação. Esta edição especial sobre o 40.º aniversário do Acordo de Schengen vem recordar que a mobilidade é um direito que valorizamos; trata-se de uma pedra basilar da nossa identidade europeia comum", refere Glenn Micallef, o Comissário Europeu da Equidade Intergeracional, Juventude, Cultura e Desporto.
A iniciativa deste ano esteve aberta a jovens nascidos entre 1 de Janeiro de 2007 e 31 de Dezembro de 2007, tanto dos Estados-Membros da UE como dos países associados ao Erasmus+ (Islândia, Listenstaine, Noruega, Macedónia do Norte, Sérvia e Turquia), tendo recebido 246 782 candidaturas. Desde 2018, mais de 1,9 milhões de jovens candidataram-se a 431 931 passes de viagem. Tal como em edições anteriores, haverá disposições especiais destinadas a garantir o acesso dos viajantes provenientes de ilhas, regiões ultraperiféricas ou zonas remotas.












