CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Coimbra: DEPA Architects e VISIOARQ ganham ex-aequo Prémio Municipal de Arquitectura Diogo Castilho

13 de julho de 2023

O Prémio Municipal de Arquitectura Diogo Castilho foi atribuído, ex-aequo, ao projecto do Hospital Veterinário de Coimbra, da autoria do colectivo DEPA Architects Deparquitectura, Lda (Luís Sobral, João Crisóstomo e Carlos Azevedo) e à ‘Casa JAC’, do colectivo VISIOARQ (Vicente Gouveia, Nuno Poiarez e Pedro Afonso). Foi decidida também a atribuição de uma menção honrosa ao edifício localizado na rua Monsenhor Nunes Pereira, Quinta da Fonte da Cheira, Lote 2, da autoria de Florindo Belo Marques.


Hospital Veterinário de Coimbra


Hospital Veterinário de Coimbra


O júri foi unânime ao considerar que, entre as sete obras a concurso, o Hospital Veterinário de Coimbra e a “Casa JAC” são as que “melhor apresentam uma organização espacial, uma composição formal e um rigor construtivo coerente com o programa e com as várias dificuldades colocadas pelos contextos urbanos envolventes”.


Casa JAC


Casa JAC - vista aérea


A iniciativa, que se realiza desde 1995 com periodicidade bienal, nasceu com o objectivo de promover e incentivar a qualidade arquitectónica de novas edificações, assim como a recuperação e reabilitação de imóveis que contribuíssem significativamente para a valorização e salvaguarda do património arquitectónico de Coimbra.

O júri do concurso foi composto pela vereadora Ana Bastos (em representação do presidente da Câmara), por António Monteiro (designado pela Assembleia Municipal), Luís Miguel Correia (designado pela Câmara Municipal), José Lopes da Costa (designado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos) e por José António Bandeirinha (designado pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra). O prémio, que tem o valor pecuniário de 10 mil euros, foi entregue em 04 de Julho, por ocasião das Festas da Cidade.