CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem CM de Cascais - Ambiente

Cascais já tem 140 caixotes do lixo «Inteligentes»

13 de abril de 2023

Melhorar a limpeza urbana e a gestão do espaço público é um dos objectivo do executivo camarário liderado por Carlos Carreiras (PSD). Nesse sentido, a autarquia da Costa do Sol aumentou o número de caixotes inteligentes de 46, em 2021, para 140, em 2023. Com uma nova imagem, os equipamentos convidam a população a deixar o lixo no caixote.

Em que diferem estes caixotes dos não «inteligentes»?

Basicamente a sua capacidade de compactação e armazenamento, reduzindo a necessidade de recolha em oito vezes. São também capazes de comunicar os níveis de enchimento com a central de dados da Cascais Ambiente, fazendo com que as operações de esvaziamento só ocorram quando a capacidade máxima de armazenamento de lixo está quase a ser atingida, melhorando a produtividade e a pegada ecológica da operação de limpeza. Os caixotes de lixo inteligentes funcionam a energia solar, através de um painel instalado no topo do equipamento.

Deixe o lixo comigo, crie bom ambiente é a mensagem principal exposta, para relembrar os munícipes e os visitantes de Cascais, que os resíduos pequenos, entre outros, devem ser descartados nestes caixotes de lixo inteligentes.

Com 140 caixotes de lixo inteligentes em Cascais, o município é o que tem o maior número destes equipamentos em todo o país.